Família paga para usar internet do vizinho para crianças estudarem
Conecte-se conosco

Educação Pública

Família paga para usar internet do vizinho para crianças estudarem

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que ofereceria internet grátis a alunos e professores.

Publicado

em

Atualizado há

Aula online
Situação da pandemia aumentou a desigualdade em comunidades carentes (Foto: Reprodução/MCTIC)

Sem condições de pagar por um plano de internet, a família da dona de casa Paula Macedo (34), de Manaus, paga um valor simbólico de R$ 20 para o vizinho, que disponibiliza a rede de wi-fi para os filhos de Paula conseguirem estudar.

“Assim que começou a pandemia, expliquei minha situação para a professora. Disse que não tinha TV para meus filhos acompanharem a aula, nem internet”, conta Paula.

Os filhos da dona de casa, Luan (10) e Lucas (16), contam com a ajuda para acessar os conteúdos das aulas pelo WhatsApp. Mas, como nem sempre a velocidade da internet é o suficiente, a professora de Luan também decidiu entregar as atividades impressas, em casa. “A gente quer encontrar mecanismos para chegar até o aluno, mas é difícil. Como exigimos dele em uma situação dessa?”, comenta Ana Rita de Lacerda.

Veto de projeto de acesso gratuito

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente um projeto de lei que garantiria internet grátis para alunos e professores da rede pública do ensino básico no Brasil. O programa, que poderia beneficiar alunos em situação de vulnerabilidade social, como Luan e Lucas, foi negado pelo Presidente da República com a justificativa de que a proposta não apresentava “a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, e aumenta a alta rigidez do orçamento, o que dificulta o cumprimento da meta fiscal e da Regra de Ouro”.

A previsão era de um recurso no valor de R$ 3,5 bilhões da União, que levaria internet e equipamentos para a rede pública de ensino e também para estudantes matriculados em escolas nas comunidades quilombolas e indígenas.

A presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, aponta que sempre discutiu sobre a importância do acesso dos alunos à internet. Segundo ela, o direito de internet gratuita ultrapassa as barreiras da pandemia. “É importante democratizar o acesso à internet, estimular o aluno no ambiente digital”.

Deputados tentam agora derrubar o veto de Bolsonaro para levar acesso gratuito para alunos e professores da rede pública.

“É lamentável que o governo federal não tenha uma estratégia definida. Alguns estados como São Paulo e Paraná estão garantindo internet gratuita. Mas isso não é suficiente, porque temos um problema nacional”, comenta Maria Helena.

Principais desafios

De acordo com uma pesquisa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com apoio do Itaú Social e da Unicef, após ouvir mais de 3,6 mil cidades, a falta de internet e infraestrutura escolas foram apontadas como principais desafios da rede municipal durante a pandemia.

O vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, diz que a educação no Brasil carece de um programa nacional, não de ações pontuais. “Os alunos de comunidades vulneráveis e das zonas rurais são os mais prejudicados com a falta de acesso”, disse ao UOL.

O coordenador pedagógico Alcides Neto, de Seabra, Bahia, explica que a região de comunidades indígenas e quilombolas sempre teve condições precárias, mas a pandemia fez com que a desigualdade crescesse ainda mais. Com o objetivo de ajudar a reduzir esse impacto negativo, Neto vai até as casas de cerca de 80 alunos com materiais impressos.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade