LDO aprovada sem debates, luto e causa animal são destaques na sessão da Câmara Municipal
Conecte-se conosco

No Plenário

LDO aprovada sem debates, luto e causa animal são destaques na sessão da Câmara Municipal

Vereadores ouvem nota de repúdio contra homofobia, votam rapidamente a LDO e se despedem por conta do recesso

Publicado

em

Atualizado há

natalia benite
Natália faz a leitura da nota de repúdio e questionou parlamentares por conta das falas da semana passada (Foto: Reprodução/TV Câmara)

LDO Vapt-Vupt

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça (6), foi feita em sistema vapt-vupt: não demorou cinco minutos entre o início da votação até o resultado final para que o projeto da Prefeitura de Jundiaí fosse aprovado. Não houve debates, nem os vereadores pediram a palavra para tratar ou fazer referência ao projeto.

LDO Vapt-Vupt 2

A LDO antecede a discussão em torno do orçamento que o município terá em 2022 – já estimado pela Prefeitura em R$ 2,6 bilhões. É nela que são estabelecidas as metas e os objetivos a serem traçados pelo poder público em áreas estratégicas. Foram feitas audiências públicas e também uma comissão de vereadores analisou todo o projeto – o que, segundo os parlamentares, dirimiu as dúvidas em torno da proposta apresentada.

Frente Parlamentar

Foi criada uma nova Frente Parlamentar na Câmara, para defesa das pessoas com deficiência e doenças raras. A iniciativa é do vereador Antonio Carlos Albino (PL) e a criação foi aprovada pelos demais legisladores. “Precisamos defender todas as pessoas com deficiência, inclusive aquelas que têm doenças raras. Alguns não conseguiram se enquadrar (nos grupos prioritários) para receber a vacina contra a Covid e precisamos ajudar nisso”, comentou Albino.

Contra a homofobia

A Tribuna Livre da Câmara Municipal foi ocupada, nesta terça (6), por Natália Benite, que leu o nota de repúdio contra as atitudes dos vereadores que discutiram ideologia de gênero durante a votação de uma moção da vereadora Quézia de Lucca (PL), semana passada. O caso foi trazido com exclusividade pelo Tribuna de Jundiaí.

Contra a homofobia 2

Natália leu a nota para os vereadores e cobrou postura da Casa em relação aos crimes de homofobia. “Por que você exclui o diferente? Por que a gente é uma ameaça para você? O nosso amor te incomoda? Qual amor te incomoda? O amor te incomoda? Para que pregar o ódio, se seu Deus prega amor? Não é o ódio de vocês que vai nos fazer desistir. Estamos de olho!”, disse ela.

Animais abandonados

A policial civil Alessandra Esquivel Prandi também cobrou os parlamentares e a Prefeitura para ajudar na causa animal, já que as ONGs estão abarrotadas de cães e gatos abandonados na cidade. “Recebemos denúncias semanalmente de maus tratos contra animais. Não posso levar esse animal para casa, para a delegacia. É preciso haver a tutela dele, um local para que possa ficar. Lembro que quem maltrata animal faz isso com crianças, mulheres e idosos, também. Ser omisso a um abuso animal é ser omisso com o ser humano”, ressaltou Alessandra.

Animais abandonados 2

Ao final da fala, ela foi convidada pelo presidente Faouaz Taha (PSDB) para participar das discussões sobre o tema na Câmara Municipal. Leandro Palmarini (PL) deu razão à policial e, assim como ela, também pediu mais castrações e microchipagem dos animais para identificação e responsabilização dos proprietários em casos de violência e abandono.

Luto

Faouaz Taha lamentou o falecimento de Roberto Pereira Dias, marido da ex-vereadora Ana Tonelli, que foi vítima de Covid. Foram lembradas as lutas por melhorias da cidade que ele acompanhou junto com Ana, durante as passagens dela pela Câmara Municipal, e as ações sociais que eles sempre realizaram. os demais vereadores também prestaram homenagens.

Recesso

Após a votação da LDO, a Câmara Municipal entrou em recesso no mês de julho. As sessões estão suspensas neste período e só retornam após 31 de julho, mas o vereador Márcio Cabeleireiro (PP) fez questão de ressaltar que o trabalho não para. “Deixar claro para a população que o vereador trabalha no recesso, são só as sessões que não acontecem!”, frisou.

SOS Infância

O vereador Daniel Lemos (DEM) conseguiu a aprovação do projeto que institui o programa SOS Infância no município. “Para que as instituições e empresas, mediante autorização das famílias, possam postar e divulgar casos de rapto, sequestros e desaparecimentos e ajudar na localização de crianças e adolescentes”, explicou.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo
Publicidade