7 de Setembro tem aglomerações e Bolsonaro com crianças sem máscaras
Conecte-se conosco

Brasil

7 de Setembro tem aglomerações e Bolsonaro com crianças sem máscaras

O presidente Jair Bolsonaro comemorou o 7 de Setembro no Palácio da Alvorada com aglomeração, adultos e crianças sem máscaras e apresentação da esquadrilha da fumaça da FAB

Publicado

em

Bolsonaro em carro aberto com crianças. (Foto: Reprodução)
Bolsonaro chegou ao local em carro aberto ao lado de pelo menos oito crianças. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou hoje o 7 de Setembro no Palácio da Alvorada com aglomeração, adultos e crianças sem máscaras e apresentação da esquadrilha da fumaça, unidade da FAB (Força Aérea Brasileira).

A solenidade, organizada após o cancelamento do tradicional desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios por causa da pandemia do novo coronavírus, foi menor do que o registrado em anos anteriores, mas atraiu centenas de apoiadores do presidente.

Inicialmente, a comunicação do Planalto informou que o evento seria restrito apenas para convidados, mas o espaço acabou aberto para dezenas de pessoas sob o argumento de que a estrutura foi criada para receber os visitantes que vão diariamente ao Palácio da Alvorada, o que gerou aglomeração. Eles ficaram concentrados em uma área reservada aos populares, sem regras de distanciamento social.

Desrespeito às regras sanitárias

Sem máscara, Bolsonaro chegou ao local em carro aberto ao lado de pelo menos oito crianças. Apenas duas delas utilizavam o item de proteção. O Rolls-Royce (principal veículo do cerimonial da Presidência) foi acompanhado por cavaleiros do Batalhão da Guarda.

Bolsonaro foi até a grade onde estavam seus apoiadores e os cumprimentou. Muitos dos apoiadores aglomerados também não utilizavam máscaras. Depois do Hino Nacional, o presidente voltou a ficar acompanhado de crianças. Além das oito que estavam no carro, havia pelo menos outras quatro.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que crianças a partir de 12 anos usem máscaras. Já as com menos de 5 anos não devem usar. Entre 6 e 11 anos, a instituição afirma ser necessário analisar alguns fatores.

Já a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda que crianças a partir de dois anos usem máscaras em função do ritmo de contágio ainda acelerado no país.

Segundo a assessoria da Presidências, as crianças eram filhos de convidados da solenidade. A Presidência não comentou o fato de Bolsonaro estar no evento sem máscara, assim como as crianças.

Ao fim do evento, Bolsonaro se aproximou da multidão aglomerada para saudar os apoiadores, bem como os seus ministros de estado. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também foi muito festejada pelo público.

Entre os que acompanharam Bolsonaro na cerimônia, além da primeira-dama, estavam o filho Eduardo Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros como Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e general Augusto Heleno (GSI), além de Hélio Lopes.

Com informações do UOL.

 

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul tem quase 80 mil pessoas em abrigos e 149 mortes

Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados, o que representa 89,7%. O número de desaparecidos permanece em 124.

Publicado

em

Abrigo no Rio Grande do Sul
Foto: Pedro Piegas/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul segue crescendo devido às cheias que assolam o estado. Na manhã de terça-feira (14), eram 76.884 pessoas alojadas, número que subiu para 79.494 no final da tarde. As novas inundações no Rio Guaíba, em Porto Alegre, contribuíram para o aumento. Além disso, infelizmente, o estado confirmou mais uma morte,…

Continuar lendo
Publicidade