Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP
Connect with us

Esportes

Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP

Jogadora de vôlei luta contra medida que tenta estabelecer “sexo biológico” como único critério para definição de gênero de competidores esportivos

Published

on

Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP (Foto: Marcelo Ferrazoli/Vôlei Bauru)

Depois de percorrer gabinetes na Assembleia paulista, a jogadora de vôlei trans Tifanny Abreu acertou na quarta-feira (10) com a deputada Beth Sahão o pedido de audiência pública com participação de uma junta médica, segundo Soniz Racy, do Estadão. 

Seu foco é derrubar o projeto de lei 346/2019, que tramita na Casa e proíbe as trans em torneios oficiais do Estado de São Paulo. A proposta estabelece o “sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado”. 

Beth quer ampliar a discussão sobre os limites hormonais para que mulheres trans possam atuar em equipes femininas. Tiffany planeja apresentar, na audiência, os seus próprios exames médicos, que, segundo ela, estão dentro das taxas admitidas pelo Comitê Olímpico Internacional.

A autoria do projeto é do deputado estadual de São Paulo Altair Moraes (Republicanos) e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado também na Câmara proibirá a atuação de atletas transexuais em modalidades do sexo oposto ao nascimento. 

O texto ainda prevê multa de 502 salários mínimos para quem descumprir a legislação que passaria a vigorar 180 dias a partir de sua publicação.

O Comitê Olímpico Internacional permite a participação de mulheres trans no esporte feminino desde 2016. E exige que essas atletas façam tratamento hormonal para manter o nível de testosterona em até 10 nanomol por litro de sangue, uma especificação médica. 

Tifanny é a primeira transexual a atuar na Superliga Feminina de Vôlei. Aos 33 anos, ela foi autorizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) a disputar a competição após passar por cirurgia de mudança de sexo. Até os 31 anos, a atleta participou de edições do torneio masculino no Brasil, na Europa e na Ásia.

Em 2017, Tifanny assinou contrato com o time de vôlei de Bauru, hoje semifinalista do principal torneio feminino da categoria, e vem se destacando na equipe. 

Fonte: Estadão

Esportes

Neymar ganhava mais no Santos do que Cristiano Ronaldo no Real Madrid, revela PVC

Published

on

Neymar Jr com uniforme de frio do Santos FC em um campo de futebol a noite
Foto: Jimmy Baikovicius/Flickr, recortada. Licença CC BY-SA 2.0

O jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, deu o que falar com uma revelação feita no último mês. Segundo ele, Neymar recebeu no Santos mais do que Cristiano Ronaldo em seus primeiros anos de Real Madrid. Não é surpresa que Neymar e CR7 são nomes que sempre aquecem palpites em plataformas como a Bet Nacional, já que estão entre os…

Continue Reading

Esportes

Atleta de Jiu-Jitsu de Jundiaí poderá representar o Brasil em Portugal – mas precisa da sua ajuda

O sonho de levar o nome do Brasil e de Jundiaí até o topo do pódio de Portugal custa caro; por isso, Heitor e sua família criaram uma “Vakinha” on-line.

Published

on

Heitor Lopes
Foto: Arquivo Pessoal

Com 15 anos, Heitor José Martins Lopes, recém promovido a faixa azul de Jiu-Jitsu, se prepara para competir no Campeonato Europeu da IBJJF, que acontece neste mês de janeiro, em Portugal. O evento é um dos mais prestigiados do calendário internacional, reunindo atletas de alto nível de todo o mundo, e promete ser um marco na carreira do jovem. Mas…

Continue Reading

Esportes

Paulista de Jundiaí já tem data para estreia no Paulistão A4; confira!

Time define horários estratégicos para jogos e aposta na força da torcida em Jayme Cintra para a temporada 2025.

Published

on

Paulista de Jundiaí
Paulista de Jundiaí já tem data para estreia no Paulistão A4 (Foto: Divulgação/ Paulista Futebol Clube)

A Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela detalhada do Paulistão Série A4 2025. O Paulista de Jundiaí estreia no torneio na quarta-feira, 22 de janeiro, às 20h, enfrentando a Matonense no Estádio Dr. Jayme Cintra. Na Série A4, cada clube define os horários preferenciais para os jogos da primeira fase. O Paulista escolheu realizar partidas às 20h durante a…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo