Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP
Conecte-se conosco

Esportes

Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP

Jogadora de vôlei luta contra medida que tenta estabelecer “sexo biológico” como único critério para definição de gênero de competidores esportivos

Publicado

em

Tifanny Abreu tenta derrubar projeto de lei que proíbe trans no esporte em SP (Foto: Marcelo Ferrazoli/Vôlei Bauru)

Depois de percorrer gabinetes na Assembleia paulista, a jogadora de vôlei trans Tifanny Abreu acertou na quarta-feira (10) com a deputada Beth Sahão o pedido de audiência pública com participação de uma junta médica, segundo Soniz Racy, do Estadão. 

Seu foco é derrubar o projeto de lei 346/2019, que tramita na Casa e proíbe as trans em torneios oficiais do Estado de São Paulo. A proposta estabelece o “sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado”. 

Beth quer ampliar a discussão sobre os limites hormonais para que mulheres trans possam atuar em equipes femininas. Tiffany planeja apresentar, na audiência, os seus próprios exames médicos, que, segundo ela, estão dentro das taxas admitidas pelo Comitê Olímpico Internacional.

A autoria do projeto é do deputado estadual de São Paulo Altair Moraes (Republicanos) e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado também na Câmara proibirá a atuação de atletas transexuais em modalidades do sexo oposto ao nascimento. 

O texto ainda prevê multa de 502 salários mínimos para quem descumprir a legislação que passaria a vigorar 180 dias a partir de sua publicação.

O Comitê Olímpico Internacional permite a participação de mulheres trans no esporte feminino desde 2016. E exige que essas atletas façam tratamento hormonal para manter o nível de testosterona em até 10 nanomol por litro de sangue, uma especificação médica. 

Tifanny é a primeira transexual a atuar na Superliga Feminina de Vôlei. Aos 33 anos, ela foi autorizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) a disputar a competição após passar por cirurgia de mudança de sexo. Até os 31 anos, a atleta participou de edições do torneio masculino no Brasil, na Europa e na Ásia.

Em 2017, Tifanny assinou contrato com o time de vôlei de Bauru, hoje semifinalista do principal torneio feminino da categoria, e vem se destacando na equipe. 

Fonte: Estadão

Esportes

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Globo

Em um dia histórico para o futebol feminino, a FIFA oficializou na madrugada desta sexta-feira (17) a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio aconteceu durante o Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul, marcando um…

Continuar lendo

Esportes

Analisando a fantástica temporada de Phil Foden no Manchester City

Publicado

em

Por

A Premier League está se preparando para um dos finais mais emocionantes da história recente, com apenas um ponto separando os pesos pesados Arsenal e Manchester City na corrida pelo título no momento em que este artigo é escrito. Os Gunners estão em busca de sua primeira vitória na Premier League desde a notável temporada invencível sob a orientação de…

Continuar lendo

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo