Conheça Rafa: cãozinho surdo que aprendeu linguagem de sinais em oito semanas
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Conheça Rafa: cãozinho surdo que aprendeu linguagem de sinais em oito semanas

Segundo a tutora, a experiência de ensinar os truques ao cão foi uma educação para a família toda.

Publicado

em

Atualizado há

Conheça Rafa, o cãozinho surdo que aprendeu linguagem de sinais (Foto: Jo Le Page / SWNS)

Rafa é um cão d’agua espanhol de apenas sete meses e totalmente surdo. Por já ter nascido sem audição, o cãozinho surpreendeu ao aprender linguagem de sinais em apenas oito semanas. A tutora, Jo Lee Page disse que soube que ele era surdo em junho de 2022, quando o animal não reagiu a certos ruídos.

“Um dia depois de adotá-lo, ele não estava respondendo a nenhum barulho e não acordava quando chegávamos”, disse Page.

“Ele não respondeu ao barulho alto da perfuração ou ao alarme de fumaça disparando”.

Para compensar a audição, Rafa usa a visão para captar sinais. “Rafa virava a cabeça quando outros cachorros ouviam barulhos e seguia todos eles”, disse Page. “Ele sempre foi bom em seguir as dicas de outros filhotes”.

De acordo com a tutora, a família queria outros cães, mas quando ela pesquisou sobre linguagem de sinais para cães no Google, um “mundo totalmente novo se abriu” para ela.

Ela explica que o treino é feito com sinais manuais. Polegares para cima são como elogios, mas que corrigir um comportamento se torna um pouco mais complexo. “Você não pode usar as mãos de forma negativa, então mostrar que algo é inaceitável é difícil”, disse.

(Foto: Jo Le Page / SWNS)

Para recompensas, Page conta que Rafa se atrai mais por brinquedos do que por petiscos.

Ao todo, o cãozinho aprendeu nove comandos como: “senta”, “fica em pé”, “me olhe”, “gira”, “dá a pata”, “deita”, “vem”, “fica” e “seguro” – comando para que o cão passe por baixo das pernas da tutora e fique lá.

Aprendizado em família

A experiência de ensinar os truques ao cão, diz Page, foi “uma educação para toda a família”. “Este é apenas o começo de sua jornada e nós avançamos um dia de cada vez”, disse ela. “A maioria das pessoas não teria se incomodado”.

“No começo, o nosso pensamento era que seria difícil ou impossível treinar um cachorro que não pode ouvir”, ela continuou. “Pensamos que definitivamente seria impossível soltar a guia em um passeio. A educação e o treinamento provaram que todos os nossos medos eram falsos”.

Segundo Page, o filhote garante que todos estejam dentro de sua linha de visão antes de continuar a caminhada.

“Ficamos surpresos com a frequência com que ele nos observa, nos acompanha e trota ao nosso lado ou atrás de nós”, afirmou.

“Se estivermos caminhando em família, ele procura garantir que todos estejam presentes e em sua linha de visão, especialmente ao caminhar na estrada, e muitas vezes não se move até que as crianças estejam na frente dele para que ele possa ficar de olho neles”, completou.

(Foto: Jo Le Page / SWNS)

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo
Publicidade