Planejamento estratégico permanente garante segurança hídrica a Jundiaí
Connect with us

Opinião

Planejamento estratégico permanente garante segurança hídrica a Jundiaí

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Atualizado há

Foto: DAE Jundiaí

A gestão pública deve se antecipar às demandas de seus cidadãos. E para tal desafio depende de pessoas com responsabilidade, competência e vontade de executar a frente dos órgãos públicos. O arcabouço burocrático brasileiro apesar dos avanços é um entrave para a produtividade no primeiro setor, porem mesmo diante desse ecossistema cheio de armadilhas alguns municípios prestam bons serviços públicos à coletividade. Tal observação nos remete a apontar que a gestão dos recursos da sociedade ainda é carente de gestores capacitados.

É sabido que a água é um bem essencial para a vida, à falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. É exemplo de esvaziamento das cidades, baixa produção de bens e serviços, queda na qualidade de vida entre outras mazelas. Estados com abundancia desse recurso estão demonstrando as suas fraquezas na administração pública por falta de planejamento estratégico permanente, o que garante a sociedade o abastecimento ininterrupto do precioso líquido, independente da escassez de chuvas.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de São Paulo, Marcos Penido, disse durante o lançamento do Programa Água é Vida em 2021 que o estado vivia uma crise hídrica e salientou que durante a escassez dos anos 2014/15, a maioria dos envolvidos na questão, acreditava que eventos climáticos como esses levariam décadas para se repetirem e haveria tempo para adotar ações preventivas. Um dos objetivos do programa é justamente melhorar a gestão dos recursos hídricos e amenizar as crises, acredito que algumas empresas públicas serviram de referência.

O município de Jundiaí no Estado de São Paulo é uma referência para quase metade das cidades do país que enfrentam racionamento ou falta de água. Uma das receitas do sucesso da cidade é uma previsão de demanda bem elaborada e atendida e uma política de preservação do patrimônio natural é a base. Os munícipes tomam ciência do problema dos outros ao acessar as informações nas mídias, até mesmo de localidades próximas e banhadas por grandes rios.

Não é necessário ser especialista em ciências politicas para medir o nível de satisfação da população com a administração dos recursos naturais de uma cidade. Um legislativo que mantem a responsabilidade de aprovar um Plano Diretor que garante o equilíbrio dos interesses entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental é um importante pilar para esse avanço social. Junto a isso um conjunto de gestores e servidores que se destacam pela unidade de interesses sociais e econômicos colocando a cidade entre as melhores do Hemisfério Sul do planeta em todos os indicadores.

A empresa de consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica, Macroplan realiza o estudo anual de acordo com os dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Nessa análise considerando elementos básicos como educação, saúde, segurança e saneamento, Jundiaí se destaca em segundo lugar, ficando atrás apenas de Maringá no Estado do Paraná, uma cidade projetada pelos ingleses no século passado e com uma geografia favorável para organizar a ocupação espacial.

Uma sociedade atenta e consciente dos seus compromissos estará pronta para colaborar, criticar, elogiar, reconhecer e permitir a continuidade de líderes comprometidos com a perpetuidade de uma cidade forte e uma coletividade satisfeita. É necessário sempre recorrer aos ensinamentos de Luís de Camões para evitar surpresas: O fraco rei faz fraca a forte gente”.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí. Everton Araújo é brasileiro, economista e professor.

Opinião

Criando Campanhas de Marketing com IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2

Published

on

imagem gerada por IA ideogram.ai
Imagem gerada por IA ideogram.ai

Adoro quanto encontro propósito do uso da Inteligência Artificial dentro das empresas. E isto geralmente acontece quando conecto uma necessidade corporativa com o uso de uma Inteligência Artificial Generativa. Separei aqui 3 produtos, que juntos podem criar uma campanha de marketing robusta para empresas, pequenos empresários ou pessoas individuais. Vamos lá: 1º passo: Recomendo dar uma olhada na versão nova da…

Continue Reading

Opinião

O dever de ensinar e o direito de aprender!

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

O dever de ensinar e o direito de aprender, por Rafael Cervone.
Foto: Divulgação/ CIESP

Nesta primeira quinzena de outubro, comemoram-se duas datas correlacionadas à construção de um futuro melhor para o Brasil: o Dia do Professor, 15, alusivo à criação das Escolas de Primeiras Letras por D. Pedro I, em 1827, e o Dia da Criança, 12, instituído pelo Decreto 4.867, em 1924, no governo do então presidente Arthur Bernardes. Cabe aos mestres atenderem…

Continue Reading

Opinião

A IA como alavanca para a expansão global de empresas locais

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA em empresas
Foto: Arquivo Pessoal

Expandir uma empresa local para o cenário internacional sempre foi uma jornada complexa e cara. Tradicionalmente, essa jornada envolve estudo de mercado, avaliação de regulamentações locais, e a contratação de advogados, profissionais de RH, marketing, além de colaboradores nativos do país-alvo. Esse processo não só consome tempo, mas demanda um capital que muitas pequenas e médias empresas simplesmente não têm.…

Continue Reading

Opinião

Os avanços dos Robôs e as IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2.

Published

on

Os avanços dos Robôs e as IAs
Imagem gerada por IA / playground ai image

Quando paramos para olhar a evolução que chegamos com a Tecnologia em um tempo tão curto, chega a dar um certo medo do futuro e onde poderemos chegar. Nesta semana a OpenAI em parceria com a empresa Figure, que cria robôs humanóides com muita inteligência, revelou o novo Figure 01, este robô redefine os limites da interação humano-robô. O Figura…

Continue Reading

Opinião

A economia em crescimento anula as pressões da demanda. Restringir a expansão é um equivoco

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Imagem representando economia brasileira
Foto: Canva

Os problemas econômicos fundamentais são os grandes desafios das economias e os sistemas de organização social da produção, são definidos para tentar solucionar entre as diversas possibilidades, o que e quanto produzir como tentativa de evitar os desperdícios de recursos, relativos em economias de livre mercado. Outros obstáculos que em economias planificadas são mais fáceis de resolver é a escolha…

Continue Reading
Advertisement