Oposição aponta crime de Bolsonaro e vai ao STF após ataque a urnas
Conecte-se conosco

Política

Oposição aponta crime de Bolsonaro e vai ao STF após ataque a urnas

Segundo eles, o presidente cometeu improbidade administrativa, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico, além de cometer crime contra o Estado Democrático.

Publicado

em

Atualizado há

Jair-Bolsonaro-deputados-conram-investigação-ao-STF
Sua fala foi transmitida ao vivo na TV Brasil. Foto: Reprodução Facebook / Jair Messias Bolsonaro.

Deputados de oposição pediram hoje, terça-feira (19), para o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar uma investigação de Jair Bolsonaro, que atacou, sem provas, o sistema eleitoral do país em uma reunião com embaixadores estrangeiros.

De acordo com eles, o presidente cometeu improbidade administrativa, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico, além de cometer crime contra o Estado Democrático.

Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) definir se há elementos suficientes para uma denúncia formal contra o presidente atual. Já, ao Ministério Público Eleitoral, cabe definir se a denúncia será por crime eleitoral.

Na residência oficial do Palácio da Alvorada, Bolsonaro tomou a iniciativa de uma reunião nesta segunda-feira (18). Diante de representantes diplomáticos de outros países, ele repetiu suspeitas sem fundamento e já desmitificadas sobre as urnas eletrônicas, assim como, sobre o sistema eleitoral do Brasil.

O presidente fundamentou a apresentação em um inquérito aberto pela Polícia Federal em 2018, com autorização do STF, sobre a invasão de um hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto o TSE já informou, várias vezes, que esse acesso foi bloqueado e que não interferiu de nenhuma forma no resultado.

Na ação encaminhada ao STF, os parlamentares afirmam que Bolsonaro usou seu cargo para desestabilizar a ordem democrática. “Não pode o representado usar do cargo de Presidente da República para subverter e atacar a ordem democrática, buscando criar verdadeiro caos no País e desestabilizar as instituições públicas”, diz o texto da representação encaminhada ao tribunal.

Eles chamaram o ataque de Bolsonaro contra as urnas de um “despropositado e absolutamente infundado ataque ao sistema eletrônico de votação adotado no país”.

Os parlamentares ainda argumentaram que Bolsonaro utilizou recursos públicos, como a estrutura do Palácio da Alvorada bem como a TV Brasil, onde sua fala foi transmitida ao vivo, em proveito próprio.

“Devendo responder por ato de improbidade administrativa ao fazer uso direto e indevido, em proveito próprio, à luz do dia, de bens públicos como a estrutura da Presidência da República e divulgação pela TV Brasil, e por fazer propaganda eleitoral antecipada, cometendo ainda abuso do poder político e econômico e crime eleitoral, agindo de maneira indigna como presidente da República”, afirma a ação.

A representação enviada ao STF é assinada pelos seguintes deputados:

  • Bira do Pindaré (PSB-MA)
  • Reginaldo Lopes (PT-MG)
  • Afonso Florence (PT-SP)
  • Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
  • Alencar Santana (PT-SP)
  • Bacelar (PV-BA)
  • Joênia Wapichana (Rede-RR)
  • Wolney Queiroz (PDT-PE)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo

Política

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024

A nova regra, prevista para entrar em vigor em maio, foi criada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.

Publicado

em

Por

Celular com Google
A mudança será feita nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos (Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira (24), o Google informou que proibirá a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A nova regra entra em vigor em maio. De acordo com o anúncio, o Google tomou a decisão após a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A empresa considerou o texto muito…

Continuar lendo

Política

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Gonet investiga possível uso de certificado falso de vacina por Bolsonaro nos EUA.

Publicado

em

Por

Paulo Gonet solicita à PF aprofundamento na investigação sobre certificado de vacinação de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Solicitação de investigação detalhada O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu um pedido formal à Polícia Federal nesta terça-feira (23) para que seja intensificada a investigação do caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O foco é determinar se houve fraude nos certificados de vacinação contra a COVID-19. Essa solicitação surge após a revelação de que, no mês passado, Bolsonaro, junto…

Continuar lendo

Política

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Publicado

em

Por

Foto de Alexandre Moraes durante coletiva de imprensa
Ministro Alexandre de Moraes discursa sobre a defesa da soberania nacional e os desafios enfrentados pela democracia brasileira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (19), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou uma preocupante situação envolvendo a soberania do Brasil. Segundo ele, existe um ataque coordenado envolvendo mercantilistas estrangeiros, atrelados às redes sociais, e políticos brasileiros de inclinações extremistas. Declarações do ministro no evento Durante a cerimônia de…

Continuar lendo
Publicidade