Lula chama Bolsonaro para debate na USP
Conecte-se conosco

Política

Lula chama Bolsonaro para debate na USP

Lula realizou um discurso na USP, nesta segunda-feira (15), na qual fez críticas ao governo atual, e convidou o presidente Bolsonaro para um debate.

Publicado

em

Atualizado há

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), convidou, nesta segunda-feira (15), o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) para um debate na USP (Universidade de São Paulo). Os dois candidatos à presidência não tem confirmado participação de debates.

Discursando em evento fechado na USP, o ex-presidente Lula, sem poder citar muito sua candidatura, já que a propaganda eleitoral passou a ser permitida apenas nesta terça-feira (16), usou seu tempo para criticar o atual governo e convidar Bolsonaro a um debate na USP.

“Eu adoro vir aqui, debater. Debater não precisa ser só nós, de um partido só. Pode ser de outro partido político. Por exemplo, o Bolsonaro poderia vir aqui fazer um debate nas eleições. Ele não vai vir porque ele não gosta de estudante, ele não vai vir porque o ministro da Educação dele [ex-ministro Milton Ribeiro] disse que universidade não precisa ser para todos, é só para uma pequena parte”.

Além disso, o ex-presidente afirmou que, desde que Bolsonaro assumiu o Executivo, viu uma piora. “Esse País, que era motivo de orgulho em todos continentes, virou um pária. Por causa desse presidente da República, ninguém quer vir aqui”.

O evento contou ainda com a presença de Fernando Haddad (PT), que abordou rapidamente, antes do discurso de Lula, a educação, principal tema de seu discurso. Haddad é candidato ao governo estadual de São Paulo, e professor da USP.

Discurso

Durante se tempo, Lula manteve o tom à esquerda, que tem permeado a pré-campanha. “Nós vamos voltar, e o pobre vai voltar para os aeroportos. Tem que pagar salário para doméstica, ela tem que ter férias. […] Não tem ninguém rico que não seja às custas do trabalho dos pobres. Não tem ninguém que ficou rico…’ah, minha fábrica produziu’. Oh, seu ‘babaca’, quem foi que trabalhou, produziu as peças, se sacrificou?”.

Ele também discursou sobre o financiamento universitário, um importante tema para os estudantes presentes. “Como é que a gente pode conceber a ideia de que o país pode emprestar dinheiro para empresário, bilhões e bilhões, quando chega na época de financiar um estudante, mesmo que ele vá dar ‘calote’, tem problema? O que é um calote de um estudante, de R$ 15 mil ou 20 mil? Ele pode pagar com a qualificação do seu trabalho, melhorando a nossa capacidade produtiva”.

Vaias e aplausos

O ex-governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado, foi vaiado pelo público ao ser anunciado no início do evento. Quando Lula mencionou o seu nome, as vaias voltaram ainda mais forte. Sua esposa, Lúcia França (PSB), professora e candidata a vice na chapa de Haddad, foi anunciada na sequência e levemente aplaudida.

Juliano Medeiros, presidente nacional do Psol também acabou sendo vaiado levemente. Após uma disputa entre os partidos, ele aceitou ser suplente de França na chapa de Haddad, anunciada na sequência. Eduardo Suplicy (PT-SP) e a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) receberam muitos aplausos, com gritos individuais aos seus nomes.

O ex-presidente Lula também apontou temas que fazem parte do discurso, como igualdade de gênero e igualdade racial. Criticando o governo de Bolsonaro, Lula, fazendo referência a Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, disse que durante sua gestão o presidente de uma grande estatal não cometeria assédio. “Não vai ter presidente da Caixa que pratica assédio. Ele vai tomar tanta porrada que nem vai ser presidente”.

Este foi o último evento de Lula antes do início oficial da campanha eleitoral. Sua agenda prevê a visita a uma fábrica de carros, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Debate cancelado

No último dia 11, o consórcio de veículos de imprensa, com UOL, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, suspendeu a realização de um debate em pool entre candidatos à Presidência da República. A decisão foi tomada porque os dois primeiros colocados nas pesquisas, Lula e Bolsonaro, não se comprometeram a participar.

O fato estava marcado para 14 de setembro, em São Paulo, e previa reunir os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais Ipec e Datafolha da semana anterior ao evento. O debate ocorreria com a confirmação de pelo menos três desses quatro. Além desse cancelamento, a CNN Brasil, em julho, também cancelou um debate.

Ainda estão mantidos os embates entre os presidenciáveis:

  • No próximo dia 28, às 21h, nos estúdios da Band. O embate contará com a participação de jornalistas do UOL, Fola e TV Cultura;
  • No dia 2 de setembro, o embate será organizado pela RedeTV!, Metrópoles e O Antagonista;
  • Em 24 de setembro, o embate será promovido por SBT, CNN, Veja, Estadão, Terra e Nova Brasil FM, às 21h.

Em maio, o colunista Kennedy Alencar, do UOL, já havia noticiado que o PT previa propor aos veículos de comunicação a realização de três debates presidenciais, num modelo pool, no primeiro turno. Na avaliação da cúpula do PT, com uma campanha eleitoral curta, se torna inviável aceitar tantos convites.

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo

Política

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024

A nova regra, prevista para entrar em vigor em maio, foi criada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.

Publicado

em

Por

Celular com Google
A mudança será feita nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos (Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira (24), o Google informou que proibirá a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A nova regra entra em vigor em maio. De acordo com o anúncio, o Google tomou a decisão após a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A empresa considerou o texto muito…

Continuar lendo

Política

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Gonet investiga possível uso de certificado falso de vacina por Bolsonaro nos EUA.

Publicado

em

Por

Paulo Gonet solicita à PF aprofundamento na investigação sobre certificado de vacinação de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Solicitação de investigação detalhada O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu um pedido formal à Polícia Federal nesta terça-feira (23) para que seja intensificada a investigação do caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O foco é determinar se houve fraude nos certificados de vacinação contra a COVID-19. Essa solicitação surge após a revelação de que, no mês passado, Bolsonaro, junto…

Continuar lendo

Política

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Publicado

em

Por

Foto de Alexandre Moraes durante coletiva de imprensa
Ministro Alexandre de Moraes discursa sobre a defesa da soberania nacional e os desafios enfrentados pela democracia brasileira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (19), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou uma preocupante situação envolvendo a soberania do Brasil. Segundo ele, existe um ataque coordenado envolvendo mercantilistas estrangeiros, atrelados às redes sociais, e políticos brasileiros de inclinações extremistas. Declarações do ministro no evento Durante a cerimônia de…

Continuar lendo
Publicidade