São Vicente está a 20 leitos do limite estrutural para atendimento exclusivo Covid
Connect with us

Saúde

São Vicente está a 20 leitos do limite estrutural para atendimento exclusivo Covid

“Estamos chegando a um momento crucial, no limite da estrutura física do Hospital São Vicente”, alerta o prefeito Luiz Fernando Machado

Published

on

Ocupação de leitos de UTI. (Foto: Divulgação)
O número total de leitos que o Hospital São Vicente está próximo do limite estrutural. (Foto: Divulgação)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo ampliou, neste sábado (20), em mais 24 leitos públicos dedicados ao tratamento de casos Covid19. Esta é a oitava ampliação, neste mês, de leitos. Com isso, a cidade passa a contar com 93 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 119 em enfermaria na estrutura do hospital.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, o número total de leitos que o Hospital São Vicente pode chegar é de 232, com a oitava ampliação são 212 leitos exclusivos para Covid, aproximando-se ainda mais do limite estrutural.

“Pedimos a cooperação de toda a população, pois, apesar de todos os esforços reunidos, planejamentos e ações para manter o atendimento para todos, estamos chegando a um momento crucial, no limite da estrutura física do Hospital São Vicente”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Apenas na última semana, 3,3 mil pessoas procuraram uma Unidade Sentinela de Jundiaí – voltada para atendimento Covid19 – com sintomas da doença. “Neste momento o crescimento da demanda por leitos tem avanço abrupto e não gradativo como visto em 2020. Pedimos, especialmente aos jovens, que adotem as medidas de proteção com o uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Vale lembrar que o vírus só circula onde as pessoas estão”, alerta o gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“A estrutura centenária do HSV tem limite de expansão. Superamos em quase 30% a estrutura montada durante o pico da pandemia, no ano passado, quando tínhamos 167 leitos de atendimento exclusivo para Covid-19. Se não houver colaboração da população, não será possível acompanhar a crescente no número de casos”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Na última sexta-feira (19), o HSV também anunciou o investimento de dez novos ventiladores, modelo C1, da marca Hamilton, considerados um dos equipamentos mais modernos e que contam com diversos modos ventilatórios e apresentam grande eficácia na assistência a pacientes graves.

Com informações da assessoria de imprensa.

Bem-estar

Jundiaí: programa que auxilia quem quer parar de fumar abre novas turmas neste mês

Ao todo, o programa tem oito encontros onde é ofertado acompanhamento aos participantes que querem parar de fumar.

Published

on

Pessoa com cigarro na mão
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os desejos de mudança para um novo ano, parar de fumar é recorrente. Para ajudar a população que quer largar o vício do tabaco, seja do cigarro tradicional ou do eletrônico, o famoso "vape", o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da gestão de Saúde de Jundiaí, abre novas turmas neste mês. O acompanhamento é gratuito e completo.…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Bem-estar

Beber café ao acordar faz mal? Sem comprovação, dúvida se espalha nas redes

A bebida tem sido associada com efeitos negativos ao equilíbrio do cortisol, o hormônio do estresse; saiba quanto é seguro consumir e os horários ideais

Published

on

Café
Foto: Freepik

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Embora diversos estudos tragam evidências sobre os benefícios atrelados ao consumo moderado de café, vira-e-mexe ele está na berlinda, acusado de danos à saúde. Há quem tenha deixado de bebê-lo ao acordar porque, há alguns anos, se disseminou a ideia de que a cafeína afeta negativamente o processo natural que leva ao despertar,…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo