Conscientização do HIV e Sífilis é reforçada em dezembro com campanha “Fique Sabendo”
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Conscientização do HIV e Sífilis é reforçada em dezembro com campanha “Fique Sabendo”

Campanha “Fique Sabendo” leva testagem gratuita e informação a pessoas sexualmente ativas

Publicado

em

Enfermeiro realizado testagem em dedo
Testagem é realizada das 7h às 17h nas unidades de saúde. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Dezembro é o mês escolhido pelo Estado de São Paulo para a campanha “Fique Sabendo”, que tem o objetivo de incentivar a população a realizar exames de testagem de HIV e Sífilis. Em Jundiaí, 2019 representa o 16º ano consecutivo que a Prefeitura adere à campanha.

A AIDS ainda é uma das cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 a 34 anos de idade em São Paulo. Em Jundiaí, até junho de 2008 foram notificados no SINAN, 2.256 casos de AIDS. De 2016 a maio de 2019, foram notificados 312 casos de sífilis segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) e SINANET.

Durante o mês de dezembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, continuam a realizar exames gratuitos. Como parte da campanha, a testagem em pessoas sexualmente ativas tem o propósito de atingir principalmente, aquelas que nunca realizaram o teste Anti-HIV e Sífilis e facilitar o acesso às pessoas mais vulneráveis.

“O Fique Sabendo tem em vista a importância do diagnóstico precoce para a garantia da qualidade de vida das pessoas, a diminuição da transmissão involuntária e o alcance da meta 90/90/90 da UNAIDS, da qual o Brasil é um País signatário”, explica a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade