Zoonoses realiza levantamento sobre infestação do mosquito da dengue em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Zoonoses realiza levantamento sobre infestação do mosquito da dengue em Jundiaí

No ano passado, a cidade registrou 2.883 casos confirmados de dengue

Publicado

em

A equipe percorrerá 4,8 mil residências em buscas de criadouros do Aedes aegypti (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí realiza, duas vezes por ano, o levantamento do Índice de Breteau, que identifica a densidade larvária do mosquito Aedes aegypti na cidade.

A partir do número a cidade é mapeada, as áreas de maior risco são identificas e as ações de prevenção e controle são intensificadas conforme os resultados.

O levantamento do período de chuvas foi iniciado nesta segunda-feira (3) e tem prazo de 15 dias, podendo ser ampliado a partir da interferência do clima, e é realizado com apoio dos Agentes Comunitários da Saúde e técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

A equipe percorrerá 4,8 mil residências em buscas de criadouros do Aedes aegypti.

Segundo a biomédica da UVZ, Ana Lúcia Castro, 80% dos criadouros dos mosquitos transmissores de dengue, chikungunya, zika e febre amarela são localizados em residência.

No levantamento anterior, realizado no mesmo período, o Índice de Breteau foi aferido em 2,3, com 2.883 casos confirmados de dengue – sendo 2.677 autóctones, 198 importados e 8 indeterminados.

“É importante que as pessoas tenham a consciência de que o Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, mas também zika chikungunya e febre amarela”, alerta a biomédica.

A Prefeitura de Jundiaí disponibiliza o Boletim Epidemiológico, com atualizações semanais, para que a população possa acompanhar a situação do município.

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade