Saindo do convencional, pets ganham nomes cada vez mais curiosos
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Saindo do convencional, pets ganham nomes cada vez mais curiosos

Nomes de famosos, comidas ou até mesmo humanos têm se tornado comum para os veterinários

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Arquivo pessoal

O banco de dados de uma clínica veterinária, em Minas Gerais, possui os mais diversos nomes de pet que alguém poderia imaginar. Brad Pitt, Angelina Jolie, Madonna, podia ser lista de celebridade, mas eles ainda acompanham o Costelinha, a Coxinha, o Mandioca, o Manjericão.

Os veterinários e trabalhadores dessa área já notaram que foi-se o tempo do Rex, do Lulu e da Branquinha, e mesmo que esses nomes ainda apareçam entre os pets da capital, está cada vez mais comum que os tutores escolham nomes curiosos para seus bichinhos.

Veterinário há 26 anos, Sílvio Xavier, que atua numa clínica no bairro Buritis, com mais de 4 mil pacientes cadastrados, viu mudar raças e nomes ao longo do tempo. “Na década de 90, as pessoas tinham poodles e cockers e eles se chamavam Mel, Nina, Bobby. Passamos pela época dos pastores alemães, goldens, labradores e agora estamos no shih-tzu e lulu da pomerânea. E a gente tem agora nomes muito diferentes. Já atendi o Chopp e o Torresmo, do mesmo dono”, conta. Pets com nome de comida fazem sucesso, como por exemplo com nome de Pudim, Quiabo, Acerola, Angu.

A analista de comunicação corporativa Renata Guimarães adotou uma cachorrinha da raça dachshound com 4 meses que se chamava Nina, mas logo mudou o nome, e sua pet virou Bisteca. “A gente sempre quis um pet com nome diferente. Bistê sempre foi mais gordinha e tinha a coxa grossa! Daí o nome: Bisteca. Todo mundo ri quando a gente fala o nome dela, alguns perguntam de novo, já que não entendem”, diverte-se Renata, que tem a Bisteca há 8 anos.

Por mais divertidos que sejam, os nomes diferentes costumam criar situações inusitadas durante os atendimentos clínicos. Vitor Maia Cruz é veterinário numa clínica no bairro Copacabana, em BH. Ele diz que ainda tem muito paciente com nomes como Belinha, Bolinha, Pretinha, Mel. Mas que tem ganhado força os animais com nome de gente “Outro dia atendi uma Rihanna, mas sem H, porque, segundo a tutora, ela era pobre e tinha nascido no Brasil”.

Além disso, ele conta que uma vez atendeu um cachorro chamado Nelson, que tinha um tutor chamado Bruno. E que, durante a consulta, confundiu várias vezes o nome: “Eu falava: ‘Então, Seu Nelson, o que está acontecendo com o Bruno?’ E o tutor respondia: ‘Não, doutor, eu sou o Bruno. Nelson é ele.”

Mas a maior confusão mesmo foi quando o veterinário atendeu uma emergência com uma cadelinha que precisou ser internada às pressas. “A gente fez a ficha e tal e colocou tudo lá no nome da tutora: Larissa. E atendemos a cadela que se chamava Bea. Na hora de dar alta, a tutora avisou que ela se chamava Bea e a cachorra Larissa. O bom dessas confusões é que todo mundo leva numa boa e a gente acaba rindo disso”.

E se sabendo o sexo do pet tem nome que gera confusão, imagina quando isso ainda é mistério. O estudante de veterinária Lucas Magalhães Roque encontrou uma solução criativa na hora de batizar a tartaruga que adotou. “Como é nova ainda, não tem dimorfismo sexual aparente, aí não tem como saber visualmente se é macho ou fêmea, só daqui um tempo. Aí coloquei nome de Ariel, que aí encaixa mesmo se for menino ou menina. O bom de Ariel é que se for fêmea ela pode ser sereia e se for macho um tritão”, se diverte o tutor.

A veterinária especialista em animais exóticos Marcela Ortiz conta que não só as tartarugas geram confusão na hora do batismo. “Geralmente quando os tutores compram o coelhinho o vendedor não tem certeza se é fêmea ou macho e daí fica a fêmea com nome de menino ou vice versa. Então tem a Amendoim, o Drifa, a Mingau”.

Mundo Pet

Gato brasileiro pode se tornar o maior do mundo

Com 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona o título.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Instagram/@felinafolia

Você já viu um gato tão grande que parecia um cachorro? Provavelmente não, mas se prepare para conhecer Xartrux, o felino da raça Maine Coon que é considerado o maior gato doméstico do Brasil. Com seus impressionantes 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona um título ainda mais grandioso: o de maior gato do mundo! Para isso,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gatos têm reação hilária ao ‘saber’ da gravidez da tutora

Quando Autumn descobriu que estava grávida, ela não tinha ideia de como seus gatos reagiriam – e eles pareceram saber imediatamente que algo estava diferente.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Autumn McIntyre/The Dodo

Os gatos Penelope e Kilo adoram sua tutora e sempre se esforçaram para ocupar o máximo possível de sua atenção. Ambos têm grandes personalidades e sempre deixam transparecer seus sentimentos, tanto os bons quanto os ruins. "Penelope é uma menina muito amorosa e incrivelmente carente quando se trata do carinho da mamãe. Ela faz de tudo para chamar minha atenção",…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro salsicha chega ao abrigo tão gordinho que mal conseguia andar

O pequeno cachorro pesava oito quilos, quando deveria pesar cerca de quatro e meio. Para um cão tão pequeno, isso é muito peso extra.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Marin Humane/The Dodo

Quando o cachorro salsicha Jammy chegou ao abrigo Marin Humane, uma das primeiras coisas que todos notaram foi seu sorriso adorável e sua personalidade alegre. A segunda coisa que notaram foi que o pobre cão era muito, muito gordinho. Jammy foi entregue ao abrigo pois seu tutor não tinha mais condições de cuidar dele. O pequeno cachorro pesava oito quilos,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo