Novembro Azul: entenda os primeiros sintomas, diagnóstico e tratamento para câncer de próstata
Conecte-se conosco

Bem-estar

Novembro Azul: entenda os primeiros sintomas, diagnóstico e tratamento para câncer de próstata

O mês de novembro começou, e com ele as ações para o movimento Novembro Azul para conscientização da prevenção do câncer de próstata.

Publicado

em

Atualizado há

Homem com faixa azul de novembro azul
O foco da campanha de Novembro Azul é o diagnóstico precoce da doença e conscientização sobre os exames (Foto: Freepik)

Com a chegada do mês de novembro, iniciam as ações de conscientização à prevenção do câncer de próstata. A questão da saúde do homem têm por muito tempo sendo tabu entre os brasileiros, grande parte das vezes pelo preconceito em torno do exame de próstata feito para identificar o câncer.

O Instituto Nacional de Câncer divulga em seu portal números importantes para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Veja:

Nos casos de incidência, o câncer de próstata é o maior no ranking, sendo responsável por quase 30% dos casos novos em 2020:

Reprodução/INCA

Na relação de índice de mortalidade por cânceres no Brasil, o câncer de próstata fica em segundo lugar, com 13,1% dos óbitos causados por neoplasias localizadas primariamente em 2019.

Reprodução/INCA

Como parte do movimento Novembro Azul, o Tribuna de Jundiaí traz as respostas para as principais perguntas sobre o câncer de próstata.

Fatores de risco

O câncer de próstata é diagnosticado com mais frequência em homens mais velhos. De acordo com o Instituto Oncoguia, seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro diagnóstico antes dos 40 anos.

A princípio, a média de idade para diagnóstico de câncer de próstata é de 66 anos. Além disso, existe uma probabilidade maior da doença para pessoas obesas e homens negros, segundo a CNN Brasil.

Fatores como casos de câncer de próstata na família, principalmente de parentes próximos, e hábitos de vida, como fumo e consumo de bebida alcóolica também são eventuais fatores de risco.

Sinais e Sintomas

Uma das maiores preocupações em relação ao câncer de próstata é que a doença é silenciosa, principalmente em seu estágio inicial. No entanto, em estágio avançado a doença pode causas sintomas como:

  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria);
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos (se a doença se disseminou);
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

De acordo com o Instituto Oncoguia, a maioria desses sintomas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Assim, é importante idas constantes ao médico, e alertá-lo sobre qualquer desses sintomas. Dessa forma, é possível o diagnóstico rápido e, se necessário, iniciar o tratamento.

Exames

Para investigar os sintomas do câncer de próstata e diagnosticar a doença, inicialmente são realizadas dois exames: 

  • Exame de toque retal: neste evento, o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto do paciente. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata (Antígeno Prostático Específico [PSA]). Os níveis altos dessa proteína podem apontar a presença do câncer, mas também pode significar doenças benignas da próstata.

Para confirmar o diagnóstico, é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata que serão analisados em laboratório. Esse procedimento é indicado caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. 

Exame de sangue PSA é colhido em todas as UBSs para os casos indicados
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata é feito através de uma ou de várias modalidades/técnicas, que podem ser combinadas ou não.

Quando localizado o câncer apenas na próstata, a doença pode ser tratada com cirurgia oncológica, radioterapia e, em alguns casos, observação vigilante. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal e tratamentos paliativos. 

Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integral e gratuita.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo
Publicidade