PM restaura bikes nas horas vagas e doa para crianças carentes
Conecte-se conosco

Brasil

PM restaura bikes nas horas vagas e doa para crianças carentes

Sargento da Polícia Militar do interior de SP tomou na iniciativa se inspirando no sentimento de quando recebeu sua primeira bicicleta, aos quatro anos.

Publicado

em

Atualizado há

G1
Foto: Reprodução/G1

Usando seus dias de folga, o sargento da Polícia Militar de Birigui (SP) André Souza, tomou a iniciativa para começar um projeto de restauração e doação de bicicletas para crianças cujos pais não possuem condições de comprar.

De acordo com André, essa ação nasceu da vontade de retribuir o presente que recebeu quando tinha apenas quatro anos de idade. “Ganhei uma bicicleta doada. Não me esqueço. Tenho muitas recordações boas. Então, pensei e comecei a fazer para as crianças também”, diz.

Todas as bicicletas que o sargento recupera são frutos de doações de pessoas que ficam sabendo do projeto pelas redes sociais e decidem ajudar. “Para a gente, às vezes, não serve, mas tem gente que vai usar”, conta Marina Sanches, de 12 anos, que entregou ao sargento uma antiga para ser restaurada.

O valor para arrumar cada bicicleta é de em média R$ 70. O policial militar conta com a ajuda de amigos, que sempre que possível colaboram com doações em dinheiro. Porém, André também destina o décimo terceiro salário para presentear crianças, como o pequeno Felipe Fabrício Ferreira Machado, de 10 anos, que perdeu o pai recentemente, mora com a mãe em uma casa alugada.

“Estou usando [a bicicleta] para vender balas. Faz tempo que vendo. O dinheiro eu dou para a minha mãe comprar as coisas em casa”, afirma menino.

Além do projeto das bicicletas, André distribui doces para crianças carentes no Natal, faz a doação de cestas básicas para famílias necessitadas durante o ano todo. Segundo o sargento, todas as ações são muito especiais, mas uma vai ficar guardada para sempre na memória dele.

O policial militar não se recorda quantas famílias já ajudou, mas os números pouco importam. “As pessoas têm que ter empatia para se colocar no lugar das outras. Se pensar nisso, já teremos alguma coisa diferente”, conta.

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo

Brasil

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista no Brasil nesta terça-feira (23)

Apesar do nome, a lua não mudará de cor. O nome “lua rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque ela acontece quando as flores desabrocham no país.

Publicado

em

Por

Lua Cheia
A Lua surgirá no horizonte por volta das 17h30, no horário de Brasília (Foto: Freepik)

Nesta terça-feira (23), pessoas em todo o Brasil poderão ver a "Lua Cheia Rosa". Uma "superlua" é quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra). Assim, esse fenômeno resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as "comuns". Apesar do nome, a Lua não mudará de cor. Os povos…

Continuar lendo

Brasil

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto em todo o Brasil neste domingo (21)

Saiba mais sobre o fenômeno e as melhores formas de observar o cometa com clareza em sua aproximação máxima.

Publicado

em

Por

Cometa do Diabo
O 12P/Pons-Brooks, em imagem feita em 7 de março de 2024. — Foto: Wikimedia

Oportunidade única para observar um dos cometas mais brilhantes Entusiastas da astronomia em todo o Brasil estão se preparando para um evento celestial imperdível: a passagem do Cometa do Diabo, também conhecido como 12P/Pons-Brooks. Nas próximas semanas, o astro se tornará cada vez mais visível no céu noturno, oferecendo uma oportunidade única para observação. Cometa se aproxima da Terra Neste…

Continuar lendo
Publicidade