Gilmar Mendes suspende porte de armas e dá 48h para Zambelli entregar pistola
Connect with us

Política

Gilmar Mendes suspende porte de armas e dá 48h para Zambelli entregar pistola

Na véspera do segundo turno da eleição, a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem em São Paulo.

Published

on

Atualizado há

Carla Zambelli aponta arma
A defesa informou que Zambelli está fora do Brasil, em missão oficial da Câmara (Foto: Reprodução/Youtube)

Nesta terça-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a suspensão do porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Além disso, caso Zambelli não entregue sua arma em 48 horas, um mandado de busca e apreensão recolherá sua pistola e munições.

No dia 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem em São Paulo. Assim, a determinação de Gilmar Mendes atende um pedido emitido pela Procuradoria-Geral da República. Há ainda um procedimento em andamento que analisa a conduta da parlamentar, apoiadora do governo Bolsonaro.

De acordo com afirmação do ministro, informações obtidas até agora indicam uso da arma “para além dos limites da autorização de legítima defesa”.

“Diante dos elementos até então colhidos, observo que os documentos juntados aos autos, especificamente o auto de prisão em flagrante, os vídeos do evento e o conteúdo das declarações da investigada, autorizam inferir a presença do fumus comissi delicti, consistente na utilização de arma de fogo para além dos limites da autorização de legítima defesa, desde já afastada a suposta defesa da honra que, além de rejeitada abstratamente pelo Supremo Tribunal Federal, mostra-se incoerente com a dinâmica dos fatos até agora apurados”, escreveu Mendes.

Além disso, o ministro também destacou que a medida consideraria “tanto das circunstâncias do evento quanto das manifestações subsequentes promovidas pela investigada na mídia e nas redes sociais quanto à suposta legitimidade do comportamento e, também, com ataques verbais às instituições democráticas, instigando práticas em descompasso com as premissas do Estado Democrático de Direito”.

Zambelli fora do Brasil

O ministro também estabeleceu o prazo de 60 dias para que o Ministério Público tente firmar um acordo de não-persecução penal com Zambelli. Em um parecer, a Procuradoria afirmou que o caso tem requisitos que permitem esse acordo.

Esse acordo funciona como um acerto entre o Ministério Público e o suspeito, e validado pela Justiça. Dessa forma, a pessoa assume que cometeu o crime e aceita cumprir condições estabelecidas pelo Ministério Público, e em troca, o órgão arquiva o caso. Ainda assim, com um eventual descumprimento do acordo, o MP pode oferecer denúncia.

Após a publicação da decisão de Mendes, a defesa da deputada apresentou ao STF uma manifestação sobre o pedido de suspensão de porte de armas. De acordo com o documento, a deputada bolsonarista está fora do Brasil, em uma missão oficial da Câmara. Com isso, esclarece a “impossibilidade de cumprimento imediato de eventual medida cautelar que venha a ser deferida neste aspecto”.

A defesa ainda afirma que o argumento para o pedido da suspensão do porte de arma não condiz com o depoimento dela ao Ministério Público, em que Zambelli relatou ter sofrido ameaças. No entanto, a defesa diz que Zambelli ficará à disposição da Procuradoria Geral da República para cumprir a medida, se deferida, “de forma voluntária, mas tão somente após o seu retorno ao território brasileiro”.

Eleições 2024

Com Parimoschi, Jundiaí terá o primeiro hospital público veterinário

Parimoschi conta com o apoio da protetora animal Dani Fogaça Ganem e dos vereadores João Victor, Leandro Palmarini e Faouaz Taha, que também atuam na causa.

Published

on

Parimoschi visita obras do primeiro hospital público veterinário de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, destacou os avanços na política de bem-estar animal e a criação do novo hospital público veterinário da cidade, com a construção da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Parimoschi conta com o apoio da protetora animal Dani Fogaça Ganem e dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí: Parimoschi destaca propostas para a região Sul com caminhada na Vila Maringá

Entre as principais propostas de Parimoschi para a região, está a construção da Nova UBS Maringá e o projeto da Nova UBS Vila Comercial, para reforçar o atendimento à população local.

Published

on

Parimoschi em caminhada na Vila Maringá, em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta segunda-feira (14), o candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi realizou uma grande caminhada pela Vila Maringá, onde apresentou um conjunto de propostas para a saúde, infraestrutura, segurança, esporte e mobilidade urbana da Região Sul de Jundiaí. Com o apoio do atual prefeito, Luiz Fernando Machado, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Parimoschi destacou sua…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta plano para reforçar segurança e revitalizar o Parque Corrupira em Jundiaí

Entre as propostas destacadas, está a implantação do patrulhamento rural, uma medida que visa garantir maior segurança à região. Saiba mais.

Published

on

Gustavo Martinelli apresenta plano para reforçar segurança e revitalizar o Parque Corrupira em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta segunda-feira (14), Gustavo Martinelli, candidato à prefeitura de Jundiaí, e Ricardo Benassi, candidato a vice-prefeito, estiveram no bairro Corrupira para apresentar suas propostas e discutir o plano de governo com os moradores. Durante a visita, os candidatos abordaram questões essenciais para a comunidade, propondo soluções que visam melhorar a qualidade de vida da população local. Entre as…

Continue Reading

Eleições 2024

Justiça determina apreensão de material em comitê de Parimoschi

Published

on

Gustavo Martinelli e José Antonio Parimoschi são candidatos em Jundiaí
Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral determinou busca e apreensão no comitê do candidato a Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi. De acordo com a decisão, a campanha deve suspender imediatamente a distribuição de panfletos que espalhavam suposta fake news contra o candidato Gustavo Martinelli. Os materiais diriam que Martinelli seria “ficha suja”, devido à impugnação do registro de sua candidatura pelo do…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta soluções para saúde e segurança no Ivoturucaia

Published

on

Gustavo Martinelli em caminhada no bairro Ivoturucaia, sorrindo e fazendo gesto de quatro com uma moradora local.
Foto: Divulgação

Durante uma caminhada realizada hoje (11) no bairro Ivoturucaia, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram suas propostas e conversaram diretamente com os moradores da região. No encontro, Martinelli destacou a importância de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro, garantindo que o projeto não ficará apenas no papel: “Essa unidade será uma realidade para melhorar o atendimento de…

Continue Reading
Advertisement