Jundiaí pensa a longo prazo e já estabelece plano de combate à dengue para verão 2020/2021
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí pensa a longo prazo e já estabelece plano de combate à dengue para verão 2020/2021

Conjunto de ações será realizado de forma conjunta pelos órgãos públicos

Publicado

em

Atualizado há

Luiz Fernando fala a membros da Prefeitura
Plano de Arboviroses foi apresentada pela Zoonoses de Jundiaí. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Pensando a longo prazo, a Prefeitura de Jundiaí começa agora a planejar suas ações de combate a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Criado em parceria com diversos profissionais, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) apresentou, nesta quinta-feira (21), o Plano de Vigilância das Arboviroses.

A meta é ampliar a conscientização da população e otimizar os recursos para o atendimento no verão 2020/2021.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a administração está engajada. “Realizaremos todas as ações que se fizerem necessárias, seja na articulação com os demais Municípios para o combate, ou mobilização de pessoal para uma força-tarefa, assim como aconteceu durante a febre amarela, para levar a conscientização para a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação dos mosquitos”, comentou.

Para o gestor de Saúde, combater os mosquitos Aedes aegpty, que são os transmissores das arboviroses, é fundamental para evitar casos graves. “Somente com a união de toda a equipe, na conscientização da população, identificação e notificação dos casos suspeitos rapidamente e desenvolvimento imediato das ações de vigilância será possível superar mais uma temporada de aumento no número de casos. É importante destacar que, 80% dos criadouros dos mosquitos são localizados nas residências das pessoas”, detalhou.

Com o Plano de Vigilância, cada órgão público já tem uma lista de ações a serem realizadas, divididas por fases. Assim, espera-se que o número de 2.877 casos de dengue, registrados em 2019, reduzam.

“Não é somente a dengue que deve ser monitorada. Há estados próximos, como Rio de Janeiro, que estão com muitos casos de chikungunya, doença que pode matar tanto os mais jovens quanto os mais idosos”, alertou o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade