Labrador da Guarda auxilia pacientes em tratamento no HU
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Labrador da Guarda auxilia pacientes em tratamento no HU

“Ele ajuda as pessoas, fez muita amizade e deixou a gente muito feliz”, disse o paciente Gabriel Henrique, de 9 anos.

Publicado

em

Atualizado há

Cão Black encantou crianças e adultos no Hospital Universitário (HU)

Ele é grande e forte, pelagem negra, com tronco e focinho que podem intimidar no início.

Ele vive em missões nas ruas com a equipe do canil da Guarda Municipal. Ajuda a apreender drogas e combater o crime.

Mas, a missão do cão Black nesta terça-feira (4) foi muito mais amigável que de costume.

O labrador de 6 anos foi o responsável pela alegria de crianças e adultos, na chamada “Cãoterapia”, realizada uma vez por mês no Hospital Universitário (HU), em Jundiaí.

Extremamente dócil e inteligente, Black passeou pela brinquedoteca e jardim do hospital, brincou com os pacientes de todas as idades e também encantou os funcionários.

O “Cãoterapia” teve início no ano passado e visa amenizar os dias de internação da criança melhorando através das brincadeiras com o cão o estresse e a falta dos familiares.

“Ele traz uma segurança, uma calma, uma tranquilidade para quem está internado. O contato melhora o humor, principalmente das crianças”, destaca a pediatra do HU, Maria de Fátima Rizzo.

O guarda municipal Sérgio Meneses, tutor do Black, é um dos responsáveis pelo projeto. “Precisei levar meu filho até o hospital e vi como as crianças ficam tristes neste ambiente. Fizemos o projeto e está dando certo”, ressalta.

LEIA TAMBÉM

Cãoterapia no Hospital Universitário ganha mais um cão amigo da criança

Cachorrinha faz estátua viva com tutor e vídeo viraliza na internet

Internado no hospital, o pequeno Gabriel Henrique Pereira, de 9 anos, estava encantado com a presença do cachorro no local. “Ele ajuda as pessoas, fez muita amizade e deixou a gente muito feliz”, disse.

Ingrid Gonçalves Eusébio, 15 anos, também se divertiu com o Black. “Ele traz alegria e tira o sofrimento que a gente está sentindo”, resume.

Carinho e amizade

A “Cãoterapia”, também chamada de Intervenção Assistida por Animais (IAA), funciona no mundo todo como tratamento de pacientes com doenças graves, comportamentais, transtornos ou simplesmente pessoas que precisam de um cuidado e carinho a mais – como no caso dos idosos.

Casos como autismo, transtornos alimentares e cognitivos comportamentais (dependências químicas, hiperatividade), idosos em casas de repouso ou crianças em tratamento são indicadas para utilizar os bichinhos como momento de diversão, distração e, ainda por cima, melhora na saúde.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo