Emoção demais: estudo mostra que cães realmente choram ao reencontrar tutores
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Emoção demais: estudo mostra que cães realmente choram ao reencontrar tutores

A pesquisa é a primeira a demonstrar emoções positivas provocando lágrimas em um não-humano.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro em cobertor vermelho
A pesquisa foi realizada por especialistas no Japão (Foto: Wirestock/Freepik)

Se você tem um cachorro que chora muito em casa, por favor, não fique bravo, isso pode significar que ele está expressando suas saudade. Pesquisadores no Japão dizem ter descoberto que os cães produzem lágrimas quando se reencontram com seus tutores. Além disso, as lágrimas parecem estar relacionadas aos níveis de oxitocina, o “hormônio do amor”.

“Este é o primeiro relatório demonstrando que a emoção positiva estimula a secreção lacrimal em um animal não-humano”, informou a equipe de cientistas.

Um artigo sobre a pesquisa, publicado na revista Current Biology, os pesquisadores descrevem que o contato visual estimula os humanos a cuidar dos cachorros. Enquanto isso, o olhar de um cão pode causar uma liberação de oxitocina em seu tutor. Mas os cães também desenvolveram a capacidade de levantar suas sobrancelhas, uma característica que os cientistas dizem induzir os humanos a cuidar deles.

Muito amor canino

Agora, os pesquisadores no Japão descobriram que as lágrimas dos cachorros podem ter um efeito semelhante. “Tenho dois poodles e tive uma fêmea grávida há seis anos”, explicou o Prof. Takefumi Kikusui, co-autor da pesquisa na Universidade Azabu, ao The Guardian. Assim, ao notar que o rosto da cadela parecia mais terno do que de costume quando amamentava seus filhotes, Kikusui percebeu lágrimas em seus olhos.

“Isso me deu a ideia de que a oxitocina poderia aumentar as lágrimas”, disse ele. “Observamos anteriormente que a oxitocina é liberada tanto em cães quanto em tutores quando interagem. Por isso, fizemos uma experiência de reunião”.

No primeiro passo, a equipe mediu o volume de lágrimas produzidas por 18 cães enquanto estavam em seu ambiente doméstico normal com seu tutor. Os cientistas utilizaram o teste de Schirmer, que coloca uma tira especial de papel dentro da pálpebra inferior e mede até onde a umidade “pega” ao longo da tira.

A equipe comparou este volume com o produzido nos primeiros cinco minutos após o reencontro dos cães com seus tutores, após mais de cinco horas separados. Com isso, os pesquisadores dizem que os cães produziram um volume significativamente maior de lágrimas quando se reuniram com seus tutores do que quando vagueiam sozinhos pela casa. No entanto, não viram esse aumento quando 20 cães se reuniram de forma semelhante com um humano familiar que não era seu tutor.

Oxitocina pra cachorro

Além disso, uma nova experiência envolvendo 22 cães mostrou que pingar oxitocina em seus olhos aumentou o volume de lágrimas que eles produziram – um resultado não visto ao utilizar outra solução sem oxitocina. A equipe apresentou a 74 humanos, 10 fotos de cinco cães, retratando cada animal com ou sem olhos lacrimejando, e pediu para que classificassem em uma escala de 1 a 5 o quanto eles queriam cuidar do animal. De acordo com Kikusui, os resultados revelam que os cães com os olhos lacrimejantes ganharam 10% a 15% mais pessoas querendo cuidar deles. Isso, segundo a equipe, sugere que os olhos lacrimejando de cachorros provocam essas emoções em humanos.

Os pesquisadores acrescentam que, ao contrário de outros animais, os cães ganharam habilidades de comunicação de alto nível com os humanos usando o contato visual. “Através deste processo, suas lágrimas podem ter um papel importante no despertar do comportamento protetor ou alimentar o comportamento de seus tutores”, eles escrevem. Os cientistas observaram que isto pode aprofundar as relações mútuas e a conexão entre os humanos e seus companheiros caninos.

Mas Kikusui disse que embora a equipe tenha descoberto que os cães mostram um aumento de lágrimas durante as reuniões com seus tutores, ainda há perguntas para se responder. “Ainda não sabemos se os cães mostram um aumento de lágrimas durante uma reunião entre cachorros. Também não sabemos como os cães usam as lágrimas para se comunicarem uns com os outros”, disse ele. “Precisamos esclarecer a função social das lágrimas de cachorro”.

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo
Publicidade