Zooparque Itatiba recebe o menor tamanduá do mundo, o único da espécie sob cuidados humanos
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Zooparque Itatiba recebe o menor tamanduá do mundo, o único da espécie sob cuidados humanos

Yoyo, um tamanduaí adulto, foi encaminhado ao zoo em operação cheia de cuidados, após ter sido resgatado e cuidado por profissionais do Instituto Tamanduá, no Piauí

Publicado

em

Atualizado há

Menor Tamanduá do Mundo
(Fotos: Devian Zutter / Karina Molina / Zooparque Itatiba)

O Zooparque Itatiba recebeu, na última segunda-feira (07), um novo morador. Batizado de Yoyo, o macho adulto de tamanduaí (Cyclopes didactylus) é o único da espécie sob cuidados humanos no mundo, o que torna este animal extremamente especial. Pertencente ao grupo dos tamanduás, o tamanduaí é o menor da espécie existente. Um indivíduo adulto não pesa mais que 400 gramas.

A distribuição do tamanduaí, espécie estritamente arborícola, na natureza abrange as florestas tropicais em uma ampla área que inclui o sul do México, América Central (exceto El Salvador), e a América do Sul, desde o nível do mar até uma altitude de 1.500m. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, existe uma população de tamanduaí isolada em três regiões do Nordeste do Brasil, nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Piauí.

A maioria das informações disponíveis sobre tamanduás refere-se ao tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Existe pouca informação científica sobre o gênero Tamandua (Tamandua tetradactyla e Tamandua mexicana) e não se sabe praticamente nada sobre o tamanduaí (Cyclopes didactylus). São animais difíceis de estudar, devido a seu hábito solitário, parcialmente noturno, e no caso de Tamandua e Cyclopes, arborícola.

Apesar de a espécie não estar globalmente ameaçada de extinção, são necessários mais estudos e pesquisas sobre a biologia e ecologia dos tamanduaís. “A manutenção, e futuramente reprodução ex situ, quando conduzida adequadamente, é uma importante ferramenta para a conservação das espécies e dos ambientes em que ocorrem”, afirma Debora Alcantara Ribeiro, coordenadora ambiental e educacional do Zooparque.

Origem do Yoyo

Atualmente, só existe um único exemplar da espécie mantido sob cuidados humanos no mundo. Yoyo chegou em junho de 2021 já adulto na base do Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O animal estava debilitado e provavelmente havia sido retirado da natureza, mas quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil. O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação.

Os profissionais do Instituto Tamanduá desenvolveram um manejo e uma dieta específica e hoje o animal encontra-se saudável e com o seu peso ideal, 285 gramas. Por ser o único da espécie em cativeiro no mundo, e por ter se habituado à presença humana, comportamento não ideal em uma situação de vida livre, ele está sendo encaminhado pelo Instituto para o Zooparque Itatiba.

Cada dado obtido com os cuidados deste indivíduo é extremamente útil, servindo de base para ações de conservação da espécie. “Manter tamanduaís sob cuidados humanos é de extrema importância, caso seja necessário realizar programas de reintrodução futuramente. Inclusive, ele irá iniciar um projeto de manutenção da população nordestina em cativeiro, população esta que teve uma grande perda do número de indivíduos, principalmente pela perda de habitat”, acrescenta Debora.

Yoyo ganhou um recinto na área de “Maternidade” do Zooparque, onde os visitantes poderão observar o animal e aprender um pouco sobre essa espécie tão peculiar e pouco conhecida.

Cooperação técnica

A reprodução de espécies ameaçadas no Zooparque Itatiba mostra como a instituição é comprometida com a conservação. Considerando a situação da espécie, torna-se cada vez mais importante a participação dos zoológicos e criadouros conser…

Mundo Pet

Cachorro muito tímido se recusa a sair de canil até que socorristas sejam ‘criativos’

Eles o atraíram com petiscos e passearam com outros cães para ver se o pit bull saía para brincar. Mas o cão não cedeu. “Tivemos que ser criativos”, escreveu a ONG.

Publicado

em

Pit bull deitado em uma cama em um abrigo, usando um colete cinza com bordas laranja, olhando para a câmera.
Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA

Conheça Tiana, um cachorro pit bull de 11 meses de idade, cuja vida começou em uma situação difícil. Em fevereiro, a equipe de resgate salvou Tiana de um tutor negligente e a levou para a ONG de resgate da Pennsylvania (SPCA). No resgate, o cachorro não precisava mais se preocupar que a ignorassem. No entanto, não percebeu que estava em…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro que estava desesperado para escapar do abrigo finalmente realiza seu desejo

Depois de mais de um ano no abrigo e uma tentativa fracassada de fugir, o cachorro finalmente teve o descanso que precisava.

Publicado

em

Cachorro da raça husky em cima de telhado de abrigo de animais
Foto: Reprodução/Facebook/Adam's County Pet Rescue

Em março de 2023, o pessoal do abrigo animal de Adams County acolheu um cachorro husky encontrado vagando pelas ruas. Eles perceberam que o cão vinha de um lar em algum momento e esperavam que sua família a buscasse nos dias seguintes, mas, infelizmente, ninguém apareceu. Então, a equipe colocou a cadela, que mais tarde recebeu o nome de Luna,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Em dez dias, três tatus-galinha foram atropelados na região de Jundiaí

De acordo com a Mata Ciliar, todos os animais chegaram à associação em estado grave e, infelizmente, não resistiram aos ferimentos.

Publicado

em

Duas imagens de tatu-galinha com ferimentos na clínica veterinária da Mata Ciliar.
O tatu-galinha é um animal noturno, período em que os motoristas devem redobrar a atenção (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada à reabilitação de animais silvestres, tem registrado um aumento alarmante no número de tatu-galinhas vítimas de atropelamentos. De acordo com a associação, em apenas dez dias, a equipe recebeu três destes animais, todos em estado grave e que, infelizmente, não resistiram aos ferimentos. O tatu-galinha, com sua carapaça resistente, é um animal noturno,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe Coruja Suindara resgatada em empresa de Várzea Paulista

Segundo a Mata Ciliar, que recebeu o animal, a coruja estava em estado crítico, hipotérmica, apática e não responsiva a estímulos.

Publicado

em

Uma coruja suindara, também conhecida como coruja-do-mato, resgatada pela Mata Ciliar de Jundiaí
O município de Várzea Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada ao cuidado de animais silvestres, recebeu mais um caso de animal vítima do avanço urbano em áreas de mata. Desta vez, a Guarda Municipal de Várzea Paulista resgatou uma coruja suindara, também conhecida como coruja-de-igreja, coruja-das-torres, coruja-católica e rasga-mortalha. O animal estava em estado crítico após colidir com uma empresa de abate de frangos. De acordo…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado corre ao longo de trilhos de trem procurando alguém para salvá-lo

“Ele estava assustado, sujo, magro e congelando”, disse a protetora que salvou o cachorro.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Era um dia muito frio quando a equipe da ONG de resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) avistaram um cachorro branco perdido, correndo ao longo de um trecho de trilhos de trem em atividade. O pobre cãozinho estava claramente em perigo - a temperatura continuava a cair e o próximo trem chegaria a qualquer momento - mas…

Continuar lendo
Publicidade