Cães vira-latas são mais resistentes a doenças? Conheça mitos e verdades sobre eles
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Cães vira-latas são mais resistentes a doenças? Conheça mitos e verdades sobre eles

Se tem uma coisa que os donos de vira-latas sabem bem é o quanto eles podem ser encantadores e verdadeiros amigos fiéis.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro Vira-Lata
(Foto: Reprodução)

Apesar da grande popularidade dos cães sem raça definida, chamados de “vira-latas”, ainda existem muitos mitos sobre eles. As maiores dúvidas é se eles realmente são mais resistentes que os cães de raça, se vivem mais tempo e se podem comer qualquer coisa.

Quais cães são considerados vira-latas?

Os cachorros considerados vira-latas ou SRD (sem raça definida) são aqueles provenientes da mistura de raças em seu código genético. E isso independe se o pai ou a mãe venham de linhagens puras, mas sim de raças diferentes. 

O fato é que a maioria dos cachorros vira-latas já vem de misturas de raças e portes há muitas décadas. Assim, é importante saber que qualquer cachorro que não tenha pedigree – isto é, um animal o qual sua origem é desconhecida e/ou não venha de cruzamento de cães da mesma raça – é classificado como vira-lata. 

Mitos e verdades

O vira-lata realmente não fica doente?

Mais ou menos verdade. Para entendermos melhor essa questão de doenças em cachorros, neste caso, em cães sem raça definida, é preciso falar sobre Seleção Natural, a chamada “Lei do mais forte”. Um animal que vive na rua precisa buscar diariamente o próprio alimento e lutar por sua sobrevivência. Ele acaba passando fome, frio, enfrenta maus-tratos e outras circunstâncias nem um pouco agradáveis.

Essa realidade é bem diferente para os pets que vivem em casa. É possível afirmar isso, pois eles recebem comida, água, abrigo, carinho e todo conforto necessário para o seu bem-estar. Isto é, não precisam enfrentar as dificuldades de se lutar por território ou comida. Obviamente, os cães vira-latas que nascem com alguma fragilidade não conseguirão se sair tão bem quanto os outros mais fortes, afirma a veterinária Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h. 

Assim, é seguro dizer que os cães SRD são menos propensos a ter problemas hereditários, sim. Mas isso não quer dizer que os vira-latas nunca ficam doentes. Pelo contrário, eles ficam sim. Inclusive, quanto mais velho ele for ficando, mais chances os cães têm de adquirir alguns problemas de saúde. Essa realidade afeta todos os cães, com ou sem raça definida.

Vira-latas podem se alimentar de qualquer coisa

Mito. A alimentação dos animais deve ser balanceada sempre, independentemente de ter ou não uma raça. A melhor forma de descobrir qual a alimentação é a mais adequada para o um pet, sem dúvida, é por meio de uma conversa com o médico veterinário.

Ele levará em conta todos os aspectos nutricionais necessários para prevenir e manter o animal mais saudável e feliz. Ou seja, alguns tutores estão comprando comida de empresas especializadas em alimentação natural para pets, ou estão cozinhando em casa as refeições.

Também é uma boa opção, mas, antes de mudar a maneira como alimentar um cão é importante conversar com o médico veterinário. O contato com o especialista é imprescindível para não colocar a saúde do animal em risco.

Cada vira-lata tem uma personalidade diferente

Verdade. Como dissemos, cada cãozinho é único. Caso a pessoa adote um pet cuja raça é reconhecida como agressiva, isso não significa necessariamente que este cão terá essa característica. Na verdade, a forma como o animal é criado faz toda a diferença. O adestramento desse bichinho também fará toda a diferença.

Então, pode-se dizer que cada cachorro terá a sua personalidade. Uns podem ser mais ciumentos e carentes, outros, podem ser mais sossegados e independentes. O importante na verdade é amar incondicionalmente o animal do jeito que ele é.

Cães vira-latas não possuem padrões

Verdade. Os animais SRD têm em sua genética várias características, sejam elas comportamentais ou físicas. Por isso é tão comum encontrarmos vira-latas de portes diferentes – pequeno, médio e grande -, de cores e temperamentos diversos. 

Os vira-latas vivem mais

Mito. Não existem dados estatísticos que comprovem que o cão SRD vive mais que o que animal que possui alguma raça. Essa ideia de que eles podem viver por mais tempo se dá por causa da seleção natural dos animais que sobrevivem nas ruas.  

Ou seja, os mais fortes, que conseguem viver por mais tempo nas ruas, acabam passando essa característica para os seus filhotes e assim esse traço se perpetua. Portanto, diante de todos esses fatos, uma coisa podemos afirmar rapidamente: os cuidados com o seu cão, como levá-lo sempre a uma ao veterinário, dar a alimentação adequada, amor e carinho é que vão determinar seu tempo e qualidade de vida, reforça Livia.

Mundo Pet

Gato brasileiro pode se tornar o maior do mundo

Com 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona o título.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Instagram/@felinafolia

Você já viu um gato tão grande que parecia um cachorro? Provavelmente não, mas se prepare para conhecer Xartrux, o felino da raça Maine Coon que é considerado o maior gato doméstico do Brasil. Com seus impressionantes 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona um título ainda mais grandioso: o de maior gato do mundo! Para isso,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gatos têm reação hilária ao ‘saber’ da gravidez da tutora

Quando Autumn descobriu que estava grávida, ela não tinha ideia de como seus gatos reagiriam – e eles pareceram saber imediatamente que algo estava diferente.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Autumn McIntyre/The Dodo

Os gatos Penelope e Kilo adoram sua tutora e sempre se esforçaram para ocupar o máximo possível de sua atenção. Ambos têm grandes personalidades e sempre deixam transparecer seus sentimentos, tanto os bons quanto os ruins. "Penelope é uma menina muito amorosa e incrivelmente carente quando se trata do carinho da mamãe. Ela faz de tudo para chamar minha atenção",…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro salsicha chega ao abrigo tão gordinho que mal conseguia andar

O pequeno cachorro pesava oito quilos, quando deveria pesar cerca de quatro e meio. Para um cão tão pequeno, isso é muito peso extra.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Marin Humane/The Dodo

Quando o cachorro salsicha Jammy chegou ao abrigo Marin Humane, uma das primeiras coisas que todos notaram foi seu sorriso adorável e sua personalidade alegre. A segunda coisa que notaram foi que o pobre cão era muito, muito gordinho. Jammy foi entregue ao abrigo pois seu tutor não tinha mais condições de cuidar dele. O pequeno cachorro pesava oito quilos,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo
Publicidade