Área atingida por queimada na Serra do Japi chega a 7 milhões de metros quadrados
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Área atingida por queimada na Serra do Japi chega a 7 milhões de metros quadrados

O trabalho da Defesa Civil para combater às chamas dura uma semana.

Publicado

em

Atualizado há

Área destruída por fogo na Serra do Japi, região de Cabreúva
A mudança de clima prevista para o final de semana é uma esperança para os combatentes (Foto: Reprodução/G1)

Um levantamento da Defesa Civil de Cabreúva mostra cerca de 7 milhões de metros quadrados da Serra do Japi na região foi destruída por chamas de um incêndio que começou na última sexta-feira (20), e se espalhou também por áreas em Cajamar e Jundiaí.

Assim, o combate às chamas já acontece há uma semana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Alex Barbosa, a equipe preparou um esquema de monitoramento para evitar que as chamas se alastrassem durante a noite.

“A equipe da Defesa Civil vai fazer o monitoramento em uma extensão de cinco a seis quilômetros para poder proteger o outro lado da Serra. Então, precisa desse monitoramento porque se esse fogo chegar por lá a gente pode perder todo o trabalho que foi feito hoje durante o dia”, explica ao G1.

Vida selvagem

Além disso, a mudança de clima prevista para acontecer na região a partir desta sexta é uma esperança para o fim do fogo.

“A gente também conta com a mudança do clima. Está esperado para até domingo a chuva. Então, há esperança de chover para nos ajudar e cessar esse fogo”, explica.

O coordenador ressalta a situação dos animais na Serra. “É uma perda, infelizmente, de árvores, a questão dos animais que estão se sentindo acuados. Então, isso para nós é uma grande tristeza.”

Nesta terça-feira (24), a Associação Mata Ciliar recebeu quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, conhecidos como coelho-do-mato, que vivam na Serra. Por causa do impacto na vida animal, a ONG de Jundiaí também montou uma base para atender os animais encontrados próximos aos focos de incêndio.

Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente de Cabreúva, Maxwell Rodrigues, as consequências do incêndio serão severas.

“O prejuízo é incalculável. Se pegarmos a questão da parte de vegetação, foi bem triste de ver a situação. É quase uma situação pós-guerra. Porque o fogo passou e acabou com tudo”, afirma.

No total, mais de 100 pessoas, entre bombeiros, guardas municipais, equipes da Defesa Civil e voluntários, trabalham para combater as chamas desde o dia 20 de agosto.

Foto: Reprodução/G1

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Publicado

em

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo
Publicidade