Quais são os direitos e deveres do consumidor durante a pandemia?
Conecte-se conosco

Entrevistão

Quais são os direitos e deveres do consumidor durante a pandemia?

O conselho continua valendo: reclamações precisam ser formalizadas por e-mail

Publicado

em

Atualizado há

Fachada do Procon Jundiaí
Com prédio fechado para evitar aglomeração, Procon Jundiaí orienta consumidores pelo e-mail. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A pandemia do novo coronavírus gerou também uma crise econômica em todo o mundo. No Brasil, os efeitos dela já começam a ser sentidos pelos comerciantes, que veem suas vendas caírem consideravelmente, e também, consumidores, que precisam se entender com as contas diante de uma renda instável.

Para ajudar empresários e clientes, o Tribuna de Jundiaí falou com a chefe do Procon Jundiaí, Geslane L. L. Rosa, sobre os direitos e deveres do consumidor em tempos de pandemia.

Confira:

Tribuna de Jundiaí: Garantias e prazos de devolução devem ser mantidos ou prorrogados?

Geslane L. L. Rosa: Em função do momento excepcional pelo qual estamos passando, o entendimento do Procon é que os prazos sejam prorrogados, diante da impossibilidade do comparecimento nas assistências técnicas. Caso o estabelecimento mantenha as datas, é importante que o consumidor faça contato por e-mail para deixar registrada a reclamação.

TJ: Produtores de eventos com aglomeração de pessoas, como formaturas, festas e treinamentos, podem se recusar a reembolsar o ingresso?

GR: A orientação é para que os eventos sejam cancelados, podendo a empresa prorrogar a data do evento, para quando a situação estiver normalizada. Não sendo viável, o consumidor poderá solicitar o reembolso do valor pago.

TJ: O consumidor pode pedir a suspensão das parcelas de colégios, escolas de idiomas e academias de ginástica?

GR: As escolas devem ministrar todo o conteúdo pedagógico definido pela legislação. As aulas devem ser repostas ou ministradas online. Quanto a academias de ginástica e escolas de idiomas, os contratos devem ser suspensos. Caso o consumidor não possa usufruir posteriormente, poderá solicitar o cancelamento do contrato e negociar um acordo com a empresa para que não haja cobrança de multa rescisória.

TJ: Há alguns dias, o Procon falou que não faltaria gás de cozinha nas revendedoras, mas já é possível ver em alguns lugares um acréscimo do valor quando há botijões para venda. Qual valor é considerado adequado?

GR: O preço do botijão de gás de cozinha de 13 Kg não deve ultrapassar R$ 70,00. O Procon Jundiaí está visitando os distribuidores de gás do município. Os estabelecimentos que estão praticando valores superiores a R$ 70,00, estão sendo notificados a apresentarem notas fiscais de compra e venda dos últimos 3 meses, que serão analisadas pela Diretoria de Fiscalização.

TJ: As empresas, operando com menos funcionários uma vez que alguns fazem parte do grupo de risco e se ausentam do trabalho durante a quarentena, podem flexibilizar o prazo de entrega, por exemplo, depois que o produto já foi vendido ao consumidor?

GR: O prazo de entrega deve ser combinado entre fornecedor e consumidor no momento da compra. Não havendo o cumprimento o consumidor pode optar pelo cancelamento e reembolso do valor pago.

TJ: No caso de atraso da mensalidade do aluguel, o que cabe ao proprietário e ao inquilino?

GR: Não existe legislação que obrigue o proprietário a negociar o aluguel, no entanto diante da crise que estamos vivendo, é viável fazer um acordo, como a isenção ou redução do valor do aluguel, durante este período.

TJ: Nós falamos bastante sobre os direitos do consumidor. Quais são seus principais deveres?

GR: O consumidor é a parte mais vulnerável na relação de consumo. É necessário harmonia e bom senso nas relações de consumo, para que não haja grandes prejuízos para nenhuma das partes.

TJ: Se o consumidor tiver dúvidas sobre a legalidade da atuação de determinado estabelecimento, como ele deve proceder? Há assistência jurídica nesses casos?

GR: As denúncias poderão ser feitas através do e-mail [email protected].

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Publicado

em

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continuar lendo

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Publicado

em

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continuar lendo

Entrevistão

Especialista aponta principais motivos do endividamento e dá dicas para sair da crise

Trabalho é feito por profissionais que já tiveram experiência em bancos, o que facilita na decisão da melhor opção

Publicado

em

dívida Márcio Ribeiro Entrevistão
Foto de uma das palestras feitas por Márcio Ribeiro, antes da pandemia: consultoria especializada em dívidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Existem casos de dívidas com bancos em que de um departamento para outro, dentro da agência, é possível reduzir muito o saldo. Conhecer esses mecanismos é um diferencial e isso é uma das atribuições da "Sem Dívidas Bancárias", empresa que tem no mercado mais de 14 mil horas de atendimento em negociação e renegociação de dívidas com agências bancárias. Márcio…

Continuar lendo

Entrevistão

Com experiência olímpica, Tarallo celebra nova fase na carreira vitoriosa

Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo tem desafio grande pela frente, agora como gestor

Publicado

em

Tarallo
Carreira formada no basquete é recheada de títulos e disputas internacionais: servidor em Jundiaí há mais de 30 anos (Foto: PMJ)

Os títulos e conquistas fazem parte da vida deste professor de Educação Física, que já encheu a cidade de orgulho quando comandou a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo, 55 anos, tem um desafio grande pela frente: comandar o esporte de Jundiaí como gestor municipal, após convite…

Continuar lendo

Entrevistão

“Continuo sendo a voz da população, agora no Executivo”, diz vice-prefeito Gustavo Martinelli

Trabalho integrado com os municípios tem chamado a atenção. Em pauta, inclusive, a Região Metropolitana de Jundiaí

Publicado

em

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Trabalho diferenciado como vice-prefeito tem chamado a atenção da população: vistorias, reuniões em bairros e mais demandas (Foto: PMJ)

Considerado um fenômeno da política local, Gustavo Martinelli completou sete meses na nova função como vice-prefeito de Jundiaí. Recordista de votos em duas eleições consecutivas e o mais votado da cidade no pleito à Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018, o filho do seo Valdir Aparecido Ferreira Martinelli e da dona Inês Pereira de Almeida Martinelli está em ascensão…

Continuar lendo
Publicidade