Vem aí a 'fase roxa': Governo do Estado já fala em restringir até serviços essenciais
Conecte-se conosco

Saúde

Vem aí a ‘fase roxa’: Governo do Estado já fala em restringir até serviços essenciais

Perfil dos pacientes internados mudou em relação ao início da pandemia e que isso tem acarretado falta de leitos no Estado

Publicado

em

gabbardo
João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid19: situação crítica (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O agravamento da situação da pandemia no Estado de São Paulo pode gerar uma fase mais restritiva do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus. A informação foi divulgada na manhã desta segunda (1) por João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid19 em São Paulo. Segundo ele, o Governo do Estado já estuda a criação de uma “fase roxa”, em que até os serviços essenciais serão restringidos, ou mesmo de fechamento total (lockdown).

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, Gabbardo assumiu que o perfil dos pacientes internados com a doença mudou em relação ao início da pandemia e que isso tem acarretado a falta de leitos em todo o Estado.

“Até pouco tempo atrás, nós tínhamos um perfil diferente dos pacientes que iam para UTI: (eram pessoas) com idade mais avançada e que, infelizmente, iam à óbito. Então, a ocupação dos leitos era menor. Atualmente, temos um perfil de pacientes mais jovens e com menor mortalidade, mas que ficam ocupando os leitos por um tempo maior. Sendo assim, não existe rotatividade nos leitos de UTI”.

Mais restrição

Os casos registrados em Araraquara, município paulista com a pior situação em relação à Covid19, e a necessidade de medidas extremamente restritivas fizeram com que as autoridades também já admitam a possibilidade de lockdown. “O Estado de São Paulo estuda, sim, uma nova fase mais dura que a vermelha, uma fase roxa ou preta, para situações como a que aconteceu em Araraquara”.

vacinação

Vacinação de grupos de risco em São Paulo é uma das estratégias para frenar o vírus (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O coordenador aponta que a ocupação de leitos de UTI na capital é de 70%. Apesar de alto, Gabbardo diz que ainda não é próximo do que está acontecendo na região sul, que tá com 95% de ocupação. “Os números de São Paulo já desse fim de semana, no entanto, nos apontam que, no transcorrer desta semana, rapidamente nós vamos chegar a 75% de ocupação. Em 75%, o Plano SP prevê um recuo para a fase vermelha”, afirma.

Ele lembra, porém, que os leitos de UTI são uma consequência. “Não adianta a gente ficar aumentando leito de UTI se a gente não tratar a transmissão da doença. A taxa de mortalidade das pessoas que vão para UTI é muito elevada”. O Centro de Contingência aguarda que, em dois meses, a quantidade de pessoas imunizadas possa resultar em uma condição diferente de enfrentamento ao coronavírus.

Para o coordenador, o Governo Federal deve assumir a coordenação das ações contra a doença. “O Ministério da Saúde deve convocar os secretários (estaduais) de Saúde para uma conversa. Ele está ciente dessa situação de colapso e tem que assumir essa coordenação. Dizer que mandou dinheiro, que mandou milhões, não resolve. Se o problema fosse só recurso, os países do primeiro mundo não teriam mortalidade que tiveram e colapso nos seus sistemas de saúde. Os recursos são necessários, mas não são suficientes. Nós temos que ter medidas que diminuam a transmissão da doença”.

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo
Publicidade