Gilmar Mendes suspende porte de armas e dá 48h para Zambelli entregar pistola
Conecte-se conosco

Política

Gilmar Mendes suspende porte de armas e dá 48h para Zambelli entregar pistola

Na véspera do segundo turno da eleição, a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem em São Paulo.

Publicado

em

Atualizado há

Carla Zambelli aponta arma
A defesa informou que Zambelli está fora do Brasil, em missão oficial da Câmara (Foto: Reprodução/Youtube)

Nesta terça-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a suspensão do porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Além disso, caso Zambelli não entregue sua arma em 48 horas, um mandado de busca e apreensão recolherá sua pistola e munições.

No dia 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem em São Paulo. Assim, a determinação de Gilmar Mendes atende um pedido emitido pela Procuradoria-Geral da República. Há ainda um procedimento em andamento que analisa a conduta da parlamentar, apoiadora do governo Bolsonaro.

De acordo com afirmação do ministro, informações obtidas até agora indicam uso da arma “para além dos limites da autorização de legítima defesa”.

“Diante dos elementos até então colhidos, observo que os documentos juntados aos autos, especificamente o auto de prisão em flagrante, os vídeos do evento e o conteúdo das declarações da investigada, autorizam inferir a presença do fumus comissi delicti, consistente na utilização de arma de fogo para além dos limites da autorização de legítima defesa, desde já afastada a suposta defesa da honra que, além de rejeitada abstratamente pelo Supremo Tribunal Federal, mostra-se incoerente com a dinâmica dos fatos até agora apurados”, escreveu Mendes.

Além disso, o ministro também destacou que a medida consideraria “tanto das circunstâncias do evento quanto das manifestações subsequentes promovidas pela investigada na mídia e nas redes sociais quanto à suposta legitimidade do comportamento e, também, com ataques verbais às instituições democráticas, instigando práticas em descompasso com as premissas do Estado Democrático de Direito”.

Zambelli fora do Brasil

O ministro também estabeleceu o prazo de 60 dias para que o Ministério Público tente firmar um acordo de não-persecução penal com Zambelli. Em um parecer, a Procuradoria afirmou que o caso tem requisitos que permitem esse acordo.

Esse acordo funciona como um acerto entre o Ministério Público e o suspeito, e validado pela Justiça. Dessa forma, a pessoa assume que cometeu o crime e aceita cumprir condições estabelecidas pelo Ministério Público, e em troca, o órgão arquiva o caso. Ainda assim, com um eventual descumprimento do acordo, o MP pode oferecer denúncia.

Após a publicação da decisão de Mendes, a defesa da deputada apresentou ao STF uma manifestação sobre o pedido de suspensão de porte de armas. De acordo com o documento, a deputada bolsonarista está fora do Brasil, em uma missão oficial da Câmara. Com isso, esclarece a “impossibilidade de cumprimento imediato de eventual medida cautelar que venha a ser deferida neste aspecto”.

A defesa ainda afirma que o argumento para o pedido da suspensão do porte de arma não condiz com o depoimento dela ao Ministério Público, em que Zambelli relatou ter sofrido ameaças. No entanto, a defesa diz que Zambelli ficará à disposição da Procuradoria Geral da República para cumprir a medida, se deferida, “de forma voluntária, mas tão somente após o seu retorno ao território brasileiro”.

Política

2ª Turma do STF extingue pena de José Dirceu na Lava Jato

Por 3 votos a 2, ministros avaliaram que pena ‘prescreveu’, ou seja, prazo para punir foi ultrapassado

Publicado

em

Por

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na mais recente sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (21), uma decisão majoritária resultou na extinção da pena do ex-ministro José Dirceu, em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato. Revisão do caso José Dirceu havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela 13ª Vara Federal de Curitiba,…

Continuar lendo

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo
Publicidade