Mamadeiras podem liberar até 16 milhões de microplásticos por litro, segundo estudo
Conecte-se conosco

Saúde

Mamadeiras podem liberar até 16 milhões de microplásticos por litro, segundo estudo

Veja o que é sugerido para reduzir a ingestão pelo bebês.

Publicado

em

Atualizado há

Adulto dando mamadeira para criança
Foto: Freepik

Um estudo publicado na revista científica “Nature Food” nesta segunda-feira (19), mostra que as mamadeiras são grandes fontes de ingestão de microplásticos. Em média, um bebê pode ingerir por dia entre meio e mais de um milhão de micropartículas plásticas.

Para a pesquisa, os cientistas utilizaram as mamadeiras do modelo de polipropileno e seguiram o processo de preparação recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com esse processo, para matar as bactérias perigosas é necessário realizar a esterilização e preparação do leite materno em água aquecida a 70ºC.

Os resultados do estudo mostraram que algumas das mamadeiras analisadas liberam cerca de 16 milhões de microplásticos por litro. Além disso, a temperatura utilizada na preparação tem grande importância.

Com a água para esquentar o leite estiver a 95ºC, a presença dos microplásticos pode chegar a 55 milhões por litro. Já com a água aquecida a 25ºC, o número cai para pouco mais de meio milhão.

Sendo assim, segundo o cálculo da pesquisa, um bebê de 12 meses estaria ingerindo, em média, 1,5 milhões de microplásticos por dia. Em países desenvolvidos onde a amamentação tem peso menor, a exposição é ainda mais forte. Na América a exposição chega a 2,3 milhões por dia, enquanto na Europa, o número é de 2,6 milhões de micropartículas ingeridas diariamente pela criança.

De acordo com os autores da pesquisa, os impactos na saúde dos bebês ainda é desconhecido. “A última coisa que queremos é alarmar em excesso os pais, principalmente porque não temos informação suficiente sobre as consequências potenciais dos microplásticos na saúde dos bebês”, comentou John Boland.

Para Oliver Jones, professor do Real Instituto de Tecnologia de Melbourne, a teoria é de que as partículas “simplesmente atravessem muito rápido o nosso corpo”.

Recomendações

Mesmo com as teorias, os especialistas alertam sobre como reduzir os riscos de ingestão das micropartículas, como:

  • Lavar a mamadeira três vezes, com água esterilizada fria;
  • Preparar leite em pó em um recipiente que não seja de plástico, antes de colocar o líquido resfriado na mamadeira;
  • Não agitar a mamadeira em excesso;
  • Não colocar a mamadeira no microondas;
  • Para aquecer a água, não utilizar chaleira elétrica de plástico (essas liberam uma quantidade semelhante de microplásticos).

Assim, os cientistas informam que o próximo passo da pesquisa é estudar o transporte e o destino das partículas no organismo.

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo
Publicidade