Cão aprende levar seu dono que tem Alzheimer de volta para casa
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Cão aprende levar seu dono que tem Alzheimer de volta para casa

Com isso, Colégio Oficial de Veterinários de Madrid o concedeu o Prêmio Bem-Estar Animal 2018 na categoria de “Animal comprometido com a sociedade”

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação/ABC

O cachorro Lass entrou na vida de seu dono, Mariano, para acompanhá-lo, visto que ele tinha 60 anos e recebido um diagnóstico de Alzheimer. Naquela época, Mariano tinha uma vida profissional muito ativa e a confirmação da doença o entristeceu, e sua esposa Carmen afirma que “ele ficava sentado no sofá o dia todo, deprimido…”. Seu filho, Carlos, diz que “ele não queria sair de casa, quase não falava … Acreditamos que ainda estava suficientemente ciente de que algo se passava com ele. Ele entendeu o que o processo significava.”

Mas depois de sete anos na família, este cachorro conseguiu não só que seu dono pudesse sair sem se perder, mas também restaurou o caráter alegre que a doença tirou, tornando-se muito mais do que um animal de estimação. “O Lass é um suporte fundamental que fez com que meu pai recuperasse sua autonomia e que restaurasse seu caráter alegre e entusiasta e a vontade de viver”, diz Carlos.

Por esta razão, o Colégio Oficial de Veterinários de Madrid (COLVEMA) concedeu a Lass o Prêmio Bem-Estar Animal 2018 na categoria de “Animal comprometido com a sociedade” pelo seu envolvimento e melhoria das condições de vida de seu dono e por ter se tornado muito mais do que um animal de companhia. “O grande trabalho que animais como este podem realizar, talvez até agora mais conhecidos pelo seu trabalho como cães-guia para cegos, é inquestionável”, comenta o presidente da entidade, Felipe Vilas. Além disso, acrescenta Carlos, “o cego não vê, mas dirige o cão. No caso do Alzheimer, o cão também dirige.

Essa habilidade de Lass em acompanhar Mariano e voltar para casa sem problemas é uma habilidade que este agricultor vem desenvolvendo ao longo do tempo, graças ao cuidado e dedicação de sua família. O Lass não recebeu nenhum treinamento especial, além do tempo e do amor que Mariano e sua família lhe dedicam. “Um veterinário recomendou-nos esta raça porque tendem a ser muito inteligentes, dóceis e capazes de aprender. Também com Lass acreditamos que tivemos muita sorte. Não sei se o cão sabe ou não que está a guiar o meu pai, mas quando vão passear nas redondezas ele sempre sabe onde fica a nossa casa.”

Até há relativamente poucos anos, continua o presidente da Colvema, “eram apenas animais de trabalho e de companhia, mas agora se viu que existe uma transmissão de emoções muito importante para as pessoas. Isso, em uma sociedade cada vez mais envelhecida, torna-se de vital importância, pois ter um animal pode ajudar a pessoa a se manter física e intelectualmente ativa. Você vai ter que passear com o cachorro, cuidar dele … com tudo que isso envolve de sociabilidade.

Neste caso específico, aponta Carlos, “pensamos que o exercício que o meu pai fazia com o Lass, com quem saía pelo menos duas ou três vezes por dia para uma caminhada de meia hora, serviu para atrasar a progressão da doença, porque esses pacientes tendem a sair de casa cada vez menos. E mesmo que você não tenha Alzheimer, se você se movimentar cada vez menos, a deterioração em muitos aspectos é maior.

“Sem esquecer”, continua ele, “essa parte emocional.” Meu pai sabe que Lass é seu cachorro e tem uma ligação emocional com ele. Isso é muito importante porque quando a deterioração avança, a interação desses pacientes com outras pessoas se torna mais complicada, pois a relação é mais complexa. Digamos que com Lass é mais direto, carinhoso, afetuoso … Mais simples, mas muito reconfortante ».

Não se deve esquecer que esses benefícios, confirma o presidente da Covelma, “podem ser estendidos a crianças com autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) …e muitos casos em que o animal contribui muito mais do que companhia: traz absolutamente emoções benéficas que podem ser utilizadas na realização de inúmeras terapias.”

Fonte: ABC Es

Mundo Pet

Cachorro que estava desesperado para escapar do abrigo finalmente realiza seu desejo

Depois de mais de um ano no abrigo e uma tentativa fracassada de fugir, o cachorro finalmente teve o descanso que precisava.

Publicado

em

Cachorro da raça husky em cima de telhado de abrigo de animais
Foto: Reprodução/Facebook/Adam's County Pet Rescue

Em março de 2023, o pessoal do abrigo animal de Adams County acolheu um cachorro husky encontrado vagando pelas ruas. Eles perceberam que o cão vinha de um lar em algum momento e esperavam que sua família a buscasse nos dias seguintes, mas, infelizmente, ninguém apareceu. Então, a equipe colocou a cadela, que mais tarde recebeu o nome de Luna,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Em dez dias, três tatus-galinha foram atropelados na região de Jundiaí

De acordo com a Mata Ciliar, todos os animais chegaram à associação em estado grave e, infelizmente, não resistiram aos ferimentos.

Publicado

em

Duas imagens de tatu-galinha com ferimentos na clínica veterinária da Mata Ciliar.
O tatu-galinha é um animal noturno, período em que os motoristas devem redobrar a atenção (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada à reabilitação de animais silvestres, tem registrado um aumento alarmante no número de tatu-galinhas vítimas de atropelamentos. De acordo com a associação, em apenas dez dias, a equipe recebeu três destes animais, todos em estado grave e que, infelizmente, não resistiram aos ferimentos. O tatu-galinha, com sua carapaça resistente, é um animal noturno,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe Coruja Suindara resgatada em empresa de Várzea Paulista

Segundo a Mata Ciliar, que recebeu o animal, a coruja estava em estado crítico, hipotérmica, apática e não responsiva a estímulos.

Publicado

em

Uma coruja suindara, também conhecida como coruja-do-mato, resgatada pela Mata Ciliar de Jundiaí
O município de Várzea Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada ao cuidado de animais silvestres, recebeu mais um caso de animal vítima do avanço urbano em áreas de mata. Desta vez, a Guarda Municipal de Várzea Paulista resgatou uma coruja suindara, também conhecida como coruja-de-igreja, coruja-das-torres, coruja-católica e rasga-mortalha. O animal estava em estado crítico após colidir com uma empresa de abate de frangos. De acordo…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado corre ao longo de trilhos de trem procurando alguém para salvá-lo

“Ele estava assustado, sujo, magro e congelando”, disse a protetora que salvou o cachorro.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Era um dia muito frio quando a equipe da ONG de resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) avistaram um cachorro branco perdido, correndo ao longo de um trecho de trilhos de trem em atividade. O pobre cãozinho estava claramente em perigo - a temperatura continuava a cair e o próximo trem chegaria a qualquer momento - mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato brasileiro pode se tornar o maior do mundo

Com 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona o título.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Instagram/@felinafolia

Você já viu um gato tão grande que parecia um cachorro? Provavelmente não, mas se prepare para conhecer Xartrux, o felino da raça Maine Coon que é considerado o maior gato doméstico do Brasil. Com seus impressionantes 1,30 metros de comprimento e quase 13 quilos, Xartrux ambiciona um título ainda mais grandioso: o de maior gato do mundo! Para isso,…

Continuar lendo
Publicidade