Na volta da Tribuna Livre, pedido de vida, pão, vacina e educação
Conecte-se conosco

No Plenário

Na volta da Tribuna Livre, pedido de vida, pão, vacina e educação

Reflexos da Covid19, impactos da doença na Educação e projetos inconstitucionais foram retratados

Publicado

em

Mariana lembrou das profissionais de Educação que faleceram por conta do novo coronavírus (Foto: Reprodução/TV Câmara)

A Tribuna Livre foi retomada nesta terça (20), de maneira remota, pela Câmara. O assunto principal foi a Covid19 e os impactos em relação à Educação – foram lembradas as mortes de profissionais da categoria na cidade – além do debate de quatro horas sobre projetos inconstitucionais, semana passada, que tratavam da essencialidade de templos, igrejas e do comércio. “Vida, pão, vacina e educação”, disseram Mariana Janeiro e Paloma Soares, duas das inscritas que abordaram os temas. Outras três pessoas que se inscreveram foram chamadas, mas não participaram da sessão.

Atraso

A sessão teve início com 45 minutos de atraso. O presidente Faouaz Taha (PSDB) pediu desculpas e explicou que por conta das sessões remotas, é difícil os vereadores conseguirem se reunir para discutir os assuntos pertinentes ao Legislativo. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, um dos temas abordados foi o Entrevistão de Taha, publicado domingo (18) e que destacou o descontentamento com o imbróglio da sessão passada, devido aos projetos inconstitucionais.

Para a Saúde

O vereador Rogério Ricardo da Silva (DEM) anunciou na rede social a conquista de sete concentradores de oxigênio para Jundiaí. Segundo o parlamentar, os equipamentos destinados aos pacientes graves de Covid19 foram adquiridos após emenda da deputada estadual Damaris Moura (PSDB).

Vacina para outras categorias

A bancada do PL na Câmara Municipal, formada por cinco vereadores (Antônio Carlos Albino, Cícero Camargo da Silva (Cícero da Saúde), Leandro Palmarini, Quézia de Lucca e Romildo Antônio) apresentou moção de apelo ao Governo do Estado pela inclusão dos profissionais coletores de lixo, funcionários da zeladoria municipal, motoristas e cobradores de ônibus nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid19. A iniciativa foi aprovada pelos parlamentares.

Vacina para outras categorias 2

Em São Paulo, o sindicato que representa motoristas e cobradores de ônibus ameaçou greve dos profissionais se o Governo do Estado não colocasse a categoria como prioritária na vacinação contra a Covid. Nesta terça (20), o governador João Doria (PSDB) anunciou a vacinação de motoristas e cobradores para o dia 18 de maio.

Entrega de sugestões

Os vereadores participam de uma reunião online com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, nesta quarta (21), às 9h. O objetivo é encaminhar ao Executivo as sugestões e iniciativas discutidas pelos parlamentares para auxiliar no combate à pandemia. As propostas são das áreas de Saúde, Economia, Educação, Transporte e Assistência Social.

Criminalidade na Ponte São João

A vereadora Quézia de Lucca (PL) revelou que teve uma reunião com a gestora de Segurança Pública, coronel Carla Basson, após a repercussão dos dados referentes à criminalidade na Ponte São João. O assunto foi trazido pelo Tribuna de Jundiaí, semana passada. Ela citou as subnotificações causadas pela falta de registro de boletins de ocorrência como um dos motivos para que os índices apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública sejam menores do que a realidade do bairro.

Criminalidade na Ponte São João 2

Ela também pediu à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que realize uma abordagem social na estação ferroviária, para acolhimento das pessoas em situação de rua que chegam na cidade. “Devemos atuar de forma conjunta, por isso agradeço à Guarda Municipal e à Polícia Militar pelo trabalho realizado e me coloco à disposição”, destacou.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo
Publicidade