Projeto de urgência põe fogo no plenário, mais uma vez. Confira os bastidores desta terça (15)
Conecte-se conosco

No Plenário

Projeto de urgência põe fogo no plenário, mais uma vez. Confira os bastidores desta terça (15)

Em meio ao tema do transporte escolar, até vereadores do mesmo partido se estranham e o clima esquenta

Publicado

em

Atualizado há

Rogério e Kachan
Rogério e Kachan são do mesmo partido, mas não se entenderam na sessão (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Transporte escolar

Deu pano para manga o tema “transporte escolar” na sessão desta terça (15), na Câmara Municipal de Jundiaí. Até a aprovação do projeto de lei da Prefeitura, que regulamenta o serviço na cidade, tudo às mil maravilhas. Assim que Douglas Medeiros (PSDB) anunciou o pedido de urgência para uma proposta dele, de Rogério Ricardo da Silva (DEM) e de Adilson Juninho (PP), o clima esquentou. Apesar de toda a discussão, a iniciativa foi aprovada por 12 votos.

Transporte escolar: round 2

Douglas defendeu que o assunto já estava em debate e que havia necessidade de discussão da iniciativa, uma vez que a categoria foi muito afetada pela situação da Covid. O projeto, porém, é inconstitucional e fez voltar o “fantasma” da polêmica sobre tornar essenciais tanto o comércio local quanto as igrejas e templos religiosos. O caso foi parar no Ministério Público e a iniciativa acabou vetada.

Transporte escolar: round 3

No calor do debate, duas discussões exemplificaram bem a combustão criada. A primeira foi entre dois companheiros de bancada: Rogério Ricardo da Silva e José Antônio Kachan Junior, ambos do DEM. “Conversei com o Moacir (Biazim, presidente do sindicato da categoria) agora e ele é contra o projeto. Acabei de falar com ele, aqui. Fizeram o projeto, mas não falaram com o presidente do sindicato. Precisamos ter um diálogo maior”, avisou Kachan.

Transporte escolar: round 4

Rogério rebateu a fala de Kachan Junior: “Tem gente que diz que a Câmara é um puxadinho da Prefeitura… agora, vamos ser um puxadinho do sindicato, também? Esse projeto está tramitando há tempos, se o presidente não está sabendo ele pode pesquisar, está no portal. Estou achando incrível essa polêmica toda, o sindicato está dividido. Fizemos reunião com vários transportadores e ele não foi, agora temos de dar ciência ao sindicato do que estamos fazendo aqui?”.

Transporte escolar: round 5

A fala deixou Kachan transtornado: “Moacir é o presidente, tem de ser respeitado. Vamos somar força, não faço parte de grupo e nem nada. Para não iludir os transportadores, o projeto é inconstitucional e vai voltar com veto. Na minha vida sempre existiu ética e transparência. Não faço puxadinho”. Rogério voltou a defender a votação do projeto e Kachan Junior, fora do microfone, esbravejou. “Dá para o senhor ficar quietinho, agora, que eu deixei o senhor falar!”, atacou Rogério.

Transporte escolar: round 6

Com os ânimos controlados, foi a vez de Douglas Medeiros e Adilson Juninho se estranharem. Mesmo sendo autor da proposta, Juninho defendeu que o projeto fosse discutido e melhorado, devido à inconstitucionalidade. “Não fiquei satisfeito porque era um projeto que precisava ser melhorado para ter maior efetividade. Votei favorável porque é um projeto meu, mas voltando com o veto nós teremos de mantê-lo”, disse.

Transporte escolar: round 7

“Fizemos o projeto eu e o vereador Rogério, mas o senhor também colocou seu nome e agora está sendo contrário. Eu lamento”, alfinetou Douglas. O presidente Faouaz Taha (PSDB) explicou posteriormente que após a apresentação do projeto e a constatação da inconstitucionalidade, o prazo para contestação expirou. Nesse meio tempo, Juninho apresentou proposta semelhante e, como tratavam do mesmo tema, os três – Douglas, Rogério e Juninho – passaram a ser autores da proposta.

Mercado de Peixe

Val Freitas (PSC) comentou que ouviu de outro vereador que a sessão de hoje (15) parecia um “mercado de peixe”. Ele pediu mais consciência dos parlamentares. “Pode chamar mais a atenção, senhor presidente, para sermos mais produtivos. Já fizemos reunião sobre isso, já tratamos e não pode um vereador se dirigir diretamente a outro, tem de se reportar à presidência”.

Mercado de Peixe 2

Faouaz concordou: “Os vereadores têm de colaborar, importante esse registro para que todos se ajudem, para que não tenha que cortar a fala de ninguém, porque acredito que não haja necessidade para isso. Basta respeitar o regimento”, lembrou.

Audiência

No próximo dia 21 (segunda), às 9h, a Câmara recebe a audiência pública do Iprejun (Instituto de Previdência de Jundiaí). O objetivo é prestar contas à Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência dos resultados da Política de Investimentos e a Avaliação Atuarial do exercício 2020. Fechada ao público devido à pandemia, a audiência pode ser acompanhada pelos canais oficiais.

Vila Liberdade

A vereadora Quézia de Lucca (PL) falou sobre a obra de construção de um ginásio poliesportivo onde funciona hoje o centro esportivo Antônio Ovídeo Bueno, na Vila Liberdade. Alguns moradores não querem que as árvores existentes na praça sejam removidas. Dois abaixo-assinados teriam sido feitos, um pedindo que a praça seja mantida da maneira como está e outro apoiando as intervenções contidas no projeto.

Vila Liberdade 2

“Essa gestão está executando algo que começou lá atrás, não é de agora. Fui administrador daquele espaço, havia reclamação de lixo, sujeira e abandono naquele espaço. A maioria que é contra não mora lá. Recebi ligações de moradores de lá pedindo para fazer essa revitalização. É mais qualidade de vida, haverá compensação ambiental e um novo ginásio para aquela região”, comentou Faouaz Taha (PSDB), que já foi administrador do centro esportivo da Vila Liberdade.

Vila Liberdade 3

A obra dividiu opiniões no plenário. “Faltou mais diálogo com os moradores para chegar a uma conclusão. Tem o lado sentimental e humano, uma mulher chorou e eu chorei junto, quando contou sobre a história daquelas árvores”, disse Kachan. “Se precisar tirar uma árvore, plantem 10. Precisamos preservar o meio ambiente, mas também é necessário coerência. As obras vão proporcionar qualidade de vida à população”, disse Val. “Nosso planeta cada dia está pior e a preservação fica para o plano B. Alguns moradores me ligaram, também, não tinha conhecimento do projeto. Importante os abaixo-assinados para que tenhamos um posicionamento”, frisou Edicarlos Vieira (PP).

Bolsonaro

No meio das discussões a respeito do município, Madson Henrique (PSC) pediu a palavra para parabenizar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela motociata realizada no final de semana, em São Paulo. Romildo (PL) rebateu lembrando os mortos pela Covid e a alta do botijão de gás, que “afeta a mesa do trabalhador brasileiro”. Faouaz pediu que os vereadores se atentassem à pauta, não se envolvessem em polêmicas para que os projetos pudessem ser votados.

Atraso

Sessão começou com 48 minutos de atraso, justificados pelo presidente Faouaz Taha (PSDB) por conta de reuniões com os vereadores para tratar de assuntos pertinentes à pauta.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo
Publicidade